Sexta-Feira 29/03/2024 06:07

Um trânsito mais seguro depende de você

Brasil - Estado - Trânsito - Segurança no Trânsito

Foto: Arquivo 

Atitudes imprudentes colocam em risco a segurança de todos, desde pedestres até os condutores de veículos de maior porte. Não é por acaso que o fator humano é responsável pela maioria dos acidentes. Por isso, respeito às normas e o bom senso são essenciais para os motoristas fugirem das confusões e acidentes no trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) alerta que um trânsito mais seguro depende do comportamento mais consciente não apenas do condutor de veículo, mas também do pedestre e do ciclista e de todos os envolvidos. Que assim como o motorista tem de respeitar a preferência do pedestre na faixa de segurança nos casos em que não há semáforo, o pedestre precisa atravessar na faixa e respeitar a sinalização luminosa, quando houver. Bicicletas, por sua vez, não devem trafegar em pistas exclusivas de ônibus, e cabe ao ciclista usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.

“A partir do momento em que houver um respeito mútuo entre todos que participam diariamente do trânsito, com certeza os índices de estresse, de acidentes irão diminuir. O Detran trabalha permanentemente com ações educativas, levando o cidadão à reflexão, um comportamento mais gentil, com toda certeza faz a diferença”, ressalta a diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Marlene Alves Nogueira Rondom.

A segurança no trânsito depende do seu comportamento, confira algumas dicas importantes de cuidados que o condutor deve ter.

Condutor

Cumpra com as obrigações: não avance o sinal vermelho e não estacione em esquinas. No caso de algum problema mecânico ou elétrico no veículo, remova o carro da pista, ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do veículo.

Atenção: quando ouvir uma ambulância ou outro veículo de emergência se aproximando, procure ir para a direita e diminua a velocidade para que ele possa passar pela esquerda. Sinalize suas manobras com antecedência, não dirija antes de beber e não use o celular enquanto estiver no volante.

Passageiro

Para ser visto: atenção aos embarques e desembarques, evitando atravessar a rua pela frente ou por trás dos ônibus e micro-ônibus.

Atitude: não jogue lixo pela janela, que, além de prejudicar o meio ambiente, pode resultar em acidente. Não suba em uma moto sem ter capacete adequado e só embarque em um veículo se houver cinto de segurança para todos os passageiros. Ao abrir a porta, verifique se não vem outro veículo.

Pedestre

Atravessando a rua: tenha a certeza de que você está sendo visto pelos motoristas e olhe para os dois lados, mesmo em ruas de sentido único. O mais seguro é cruzar a via sempre no meio da quadra e, se uma criança estiver junto, segure-a firme pelo pulso. Atravesse em linha reta e, sempre que houver, utilize passarelas e passagens subterrâneas.

Na calçada: procure caminhar afastado do meio-fio e dê atenção às entradas e saídas de veículos.

Nas rodovias: redobre a atenção, pois a velocidade dos veículos é maior nas estradas. Ande sempre pelo acostamento, em sentido inverso ao dos veículos e afastado da pista. Fique atento a curvas e aclives, além de usar roupas claras e lanterna à noite.

Ciclista

Proteção: use equipamentos de segurança, como capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras, joelheiras e roupas apropriadas. Não abra mão de espelho retrovisor esquerdo, campainha, sinalização noturna dianteira e traseira e sinalização noturna lateral e nos pedais.

Caminho certo: prefira ciclofaixas e ciclovias; se não houver, ande pelo bordo direito da pista de rolamento e no mesmo sentido. Atenção às conversões e aos cruzamentos e aos veículos estacionados. Respeite a sinalização, além de indicar a intenção de realizar uma manobra.

Motociclista

Equipamento: verifique lâmpadas, buzina, bateria, calibragem dos pneus, óleo do motor e suspensão da moto. Confira a validade do capacete e os modelos adequados (o “coquinho”, por exemplo, não protege a cabeça e não é permitido). Use roupas chamativas.

 

Portal MS

Detran, Educação no Trânsito, Comportamento Consciente

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens