Terça-Feira 23/04/2024 14:55

Municípios com atenção psicossocial reduzem suicídios em 14%, diz Ministério da Saúde

Brasil - Saúde - Seguridade Social

Foto: Divulgação 

Um estudo do Ministério da Saúde mostrou que os Municípios que possuem Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tiveram uma redução de 14% do número de suicídios. O assunto foi tema de debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados no dia 10 de outubro. A audiência pública discutiu ainda a prevenção ao suicídio com gestores de saúde, psiquiatras e representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atenta as necessidades dos usuários e da importância de implementar ações preventivas nos Municípios, reconhece a saúde como um direito humano universal. Basicamente, as ações de combate ao suicido, que tratam da saúde mental do cidadão devem ser cada vez mais qualificadas localmente, no entanto, existem inúmeros Municípios de pequeno porte que não se enquadram nos critérios para implantação dos Caps e financeiramente não apresentam suficiência para manutenção da estratégia, neste caso podem desenvolver ações integradas na atenção básica.

A integração pode ocorrer com as equipes de saúde da família ou básica, com os Núcleos de apoio a saúde da família e com especialistas, mesmo não possuindo a estrutura especifica dos centros é possível implementar ações preventivas ao suicídio e atender a população com os serviços existentes.

A Confederação criou um material sobre as novas estratégias para orientar gestores de pequenos Municípios que não possuem Caps.  

Audiência na Câmara

Na audiência, o representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) Eduardo Luiz da Silva destacou que só é possível resolver o problema com atendimento adequado à população. "Para enfrentar o suicídio como um problema de saúde pública, necessariamente, precisa repensar a saúde mental e a rede de serviços que está posta para tratar e dar atenção para essas pessoas", defendeu.

Vice-coordenadora do CVV, Leila Herédia, relata que a cada 45 minutos, um brasileiro comete suicídio, a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Para ela, 90% dos casos poderiam ser evitados com atendimento adequado nas escolas e hospitais ou ainda “com uma boa conversa”.

A autora do requerimento para a realização da audiência pública, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), afirmou que é preciso discutir esse tema com a sociedade para que sejam desenvolvidas políticas públicas capazes de diminuir os índices de suicídio no país.

"Há uma preocupação enorme com a estatística apresentada aqui, o número de suicídios entre jovens, mas também com a população de idosos, mais suscetível à solidão e ao isolamento, portanto, há que se ter a promoção do lazer e a integração desses idosos também", destacou.

A representante do Ministério da Saúde Cinthia Lociks de Araújo destacou que o suicídio no Brasil é mais frequente na região sul e a taxa é mais alta entre os idosos. "A população idosa é particularmente vulnerável. Nós temos uma taxa de 5,7 suicídios por 100 mil habitantes para a população brasileira como um todo, mas ela é de quase 9 por 100 mil na população com 70 anos ou mais", alertou.

Cinthia destacou ainda que desde 2015, a cada ano, a campanha setembro amarelo chama a atenção da população para a prevenção ao suicídio. Para a técnica da saúde, é preciso combater o preconceito com informações para diminuir a subnotificação, que dificulta a promoção de ações efetivas.

Portal CNM /PH

Municípios, Atenção psicossocial, Redução de suicídios, Ministério da Saúde,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens