Quarta-Feira 24/04/2024 08:18

Ferroeste: implantação de ferrovia entre Dourados e Paranaguá avança e anima setor produtivo

Estado - Investimento - Desenvolvimento Regional

Foto: Divulgação Fiems

O projeto de construção de uma ferrovia ligando Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá (PR) teve a sua fase de realização de consultas públicas concluída na noite desta segunda-feira (16.10) em Dourados. Agora, a próxima etapa é o Governo do Paraná lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em que grupos nacionais e estrangeiros terão 60 dias para se habilitarem e manifestarem interesse em desenvolver os estudos técnicos e de viabilidade econômica e financeira da ferrovia.

“Não tenho dúvida que esse projeto ferroviário, ligando Dourados a Paranaguá, dá um salto muito grande na viabilidade econômica de Mato Grosso do Sul no quesito transporte. Hoje o Porto de Paranaguá opera com uma capacidade de 45 milhões de toneladas/ano, e o planejamento deles é elevar, até 2030, para 80 milhões de toneladas”, afirmou Marcelo Miglioli, secretário estadual de Infraestrutura. Ele participou do evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), representando o Governo do Estado.

O secretário destacou que o Governo do Estado vem trabalhando para fomentar a implantação de dois projetos que são importantes para a economia regional. Uma é a dessa ferrovia e a outra a Rota Bioceânica, a Rota de Integração Latino-Americana (RILA). “Temos dois grandes projetos para trabalharmos para o desenvolvimento dentro da macro infraestrutura de Mato Grosso do Sul, um é a Rota Bioceânica, que já está muito bem encaminhada, e essa ferrovia ligando Dourados ao Porto de Paranaguá”, pontuou Miglioli.

O projeto da ferrovia, coordenado pela Ferroeste e o Governo do Paraná, também é considerado pelo setor produtivo de Mato Grosso do Sul importante para a economia regional. “Precisamos modificar nossos meios de transporte ou melhorar o que temos para não ficarmos dependentes unicamente do transporte rodoviário. A iniciativa do Paraná é interessante, precisamos unir as entidades de Mato Grosso do Sul e do Estado vizinho para que esse projeto seja realizado da melhor forma”, afirmou Sidney Pitteri Camacho, 2º vice-presidente regional da Federação das Indústrias do MS (Fiems), que também participou da consulta pública.

O envolvimento das entidades como a Fiems, Sebrae, sindicatos rurais e políticos nas discussões foi enfatizado pelo secretário Marcelo Miglioli. A prefeita de Dourados, Délia Razuk, que também participou da consulta pública, disse que o projeto ferroviário é fundamental para a região. “Uma ferrovia como essa traz desenvolvimento, movimenta e economia e atrai novos investimentos. A presença do Governo do Paraná e o compromisso já assumido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, marcam o início de uma caminhada que, acreditamos, será vitoriosa”, afirmou a prefeita.

Durante a consulta pública, o diretor de Produção da Ferroeste, Rodrigo César de Oliveira, lembrou que Mato Grosso do Sul e Paraná respondem por quase 30% da produção de grãos no Brasil. Também durante o evento em dourados, o presidente da empresa paranaense, João Vicente Bresolin Araújo reafirmou a importância do projeto para a região. “Não estamos vendendo ilusões, é um projeto consistente, transparente, discutido com os segmentos interessados, e até o final de 2018, início de 2019, teremos ele materializado”, afirmou o presidente.

Também participaram da consulta pública o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, os deputados estaduais Zé Teixeira e Renato Câmara, o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça e a diretora Técnica Maristela França, presidente da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso do Sul (Faems), Alfredo Zamlutti Júnior, prefeitos, lideranças políticas, vereadores e representantes dos segmentos da indústria e comércio da região.

A Ferroeste, empresa de sociedade mista ligada ao Governo do Paraná realizou quatro consultas públicas para explicar para empresários e políticos o que prevê o projeto da ferrovia. No total, a ferrovia terá cerca de 1000 quilômetros, distribuídas em dois trechos, sendo o primeiro ligando o Porto de Paranaguá a Guarapuava e o segundo entre Dourados e Cascavel (PR), passando por Guaíra (PR).

Portal MS

Implantação de Ferrovia, Setor Produtivo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens