Sexta-Feira 26/04/2024 00:33

Para atenuar crise, gestores de Sergipe mobilizam bancada por aprovação de emenda

Brasil - Ações Públicas - Defesa de Recursos / Pauta Prioritária

Foto: Divulgação 

A diminuição de receitas tem pesado cada vez mais sobre o orçamento de dezenas de cidades sergipanas. Após um alinhamento das pautas prioritárias na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a comitiva de prefeitos esteve no Congresso Nacional com o intuito de defender mais recursos aos Municípios do Estado.

Na tarde de terça-feira, 17 de outubro, a Câmara dos Deputados foi palco de um momento histórico. Pela primeira vez, a bancada federal debateu a destinação de duas emendas impositivas em conjunto com os gestores municipais.

Como notou o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames), Marcos Barreto, os recursos chegariam em um momento crucial. Durante a sua fala, ele trouxe à tona a crise, que prejudica os Municípios brasileiros. O presidente explicou que a desaceleração econômica tem atingido em cheio as cidades sergipanas, que assim como ele, aguardam dias melhores.

De acordo com Barreto, os efeitos são ainda mais devastadores, sobretudo para as pequenas cidades, dependentes de recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Eu espero que a bancada possa compreender nossas dificuldades e venha a fortalecer os Municípios nesse momento de crise pelo qual estão passando”, registrou.  

Teor das emendas

Houve um consenso pelos membros da bancada de quais seriam os temas das emendas. A primeira delas terá como destino a Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf), que por meio de seu trabalho com uso sustentável dos recursos hídricos, irá beneficiar um total de 41 Municípios do Estado.

Já a segunda emenda, será destinada à saúde. Durante sua fala, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, reforçou a necessidade de aportar recursos para a área. “Uma emenda para a saúde não é uma emenda para o governador; é para todo o estado. A comunidade precisa”, disse.

Divisão justa

Os prefeitos sergipanos têm um entendimento unânime de que os recursos dessa emenda poderiam atenuar a crise municipal. Eles defendem que a rubrica seja partilhada entre os demais Municípios do estado, não incluídos na primeira emenda.

“A gente tem muito frio e o cobertor que nós temos não dá para cobrir tudo. Ou escolho cobrir a cabeça ou escolho cobrir os pés. A crise não afeta uma cidade apenas, afeta todas elas”, desabafou o prefeito de Santa Rosa de Lima (SE), Luiz Roberto Junior, aplaudido pelos demais presentes na reunião.  

Pauta municipalistaAg. CNM

Outro destaque da reunião foi o momento em que representantes da CNM entregaram um manifesto à coordenadoria da bancada. O documento apresenta os principais pontos de reivindicação adereçados pelos Municípios, incluídos também em uma campanha da entidade lançada nesta semana.

A definição, se haverá a partilha da emenda de saúde entre as cidades sergipanas, ficou em aberto. A banca federal volta a se reunir nesta quarta-feira, 18 de outubro, onde deverá ocorrer a deliberação dos recursos. 

 

Portal CNM /PH

Crise, Gestão Pública, Defesa de Recursos, Pauta prioritária,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens