Quinta-Feira 25/04/2024 19:14

Governo assina acordo com Campo Grande e Dourados para aprimorar monitoramento de despesas públicas

Geral - Controle de Gastos

Observatório usa metodologia de cruzamento de informações estratégicas para controlar despesas e detectar pontos de fragilidade na gestão pública.

 

Foto: Edemir Rodrigues e Assessoria

O monitoramento das receitas públicas e o controle de gastos têm sido fundamentais para que o Governo de Mato Grosso do Sul atravesse o momento de crise financeira conturbado e ande com as contas em dia. A afirmação é do governador Reinaldo Azambuja, que assinou, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE) um convênio com as duas maiores prefeituras de MS para integrar o Observatório das Despesas Públicas (ODP).

O ODP é uma unidade permanente da Controladoria-Geral da União (CGU), que conta com adesão do Governo de Mato Grosso do Sul. Apoiado em tecnologia da informação, o Estado utiliza modelos de atuação e expertise desenvolvidas e utilizadas pela CGU e pelos demais estados que já integram o grupo, para produção de informações com objetivo de acelerar a tomada de decisões estratégicas, por base no monitoramento dos gastos públicos. Com a assinatura, as prefeituras de Campo Grande e Dourados passam a fazer parte dessa rede, ampliando assim o cruzamento de informações estratégicas para auxiliar a gestão.

ODP“Evoluímos muito na parte da transparência, saindo de uma nota 1.4 para um dez no painel da rede, e agora estamos nos preparando para enfrentar o não crescimento da receita nos últimos anos e a recessão econômica. E o caminho é gastar menos, com eficiência, e melhorar nas compras governamentais e contratações. Somos o Estado com a menor estrutura administrativa, mas o controle dos gastos deve ser contínuo”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

O convênio assinado com os dois maiores municípios do Estado para integrar o Observatório da Despesa Pública tem como objetivo principal aprimorar o monitoramento da aplicação de recursos públicos federais, estaduais e municipais repassados e aplicados nas cidades. A medida também compartilha a metodologia utilizada pelos participantes da rede.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, informa que a metodologia consiste basicamente no controle de receitas e identificação dos pontos de fragilidade. “Nós sabemos que hoje as receitas estão estagnadas, ou seja, não tem aumentado conforme as despesas. É possível fazer essa constatação, inclusive, por meio dos balanços financeiros publicados no Portal da Transparência. Nesse sentido, entra o trabalho do observatório. Realizamos cruzamentos de informações estratégicas para auxiliar a gestão no controle de gastos e também combater focos de corrupção, por meio da identificação dos pontos de fragilidade”, explica.

“Os indícios podem aparecer sob diversas formas. O primeiro tema trabalhado pela ODP foi compras. Nesse sentido é possível identificar informações sobre os fornecedores, quem compõe o quadro societário, se há servidores sócios de empresas e em mais de uma licitante, por exemplo. Pode ocorrer de uma pessoa abrir mais de uma empresa para participar dos certames e com isso parecer que são várias, quando na verdade é uma só. Também é possível identificar valores significativos em processos licitatórios que tenham um só participante, tanto nos pregões presenciais quanto eletrônico”, conta.Girão frisa que o cruzamento de informações identifica indícios de irregularidade, os quais não são necessariamente pontos de corrupção ou de irregularidades efetivas, mas indícios. Em posse dessas informações, as demandas são encaminhas para a auditoria e a monitoramento das próprias secretarias.

Trilhas

Conforme a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, a expertise da ODP chegou ao Governo de MS em 2016, antes da criação oficial da CGE-MS, quando foi firmado o termo de cooperação com a CGU. Houve uma capacitação em Brasília para desenvolver o trabalho no Estado. Marina pondera que o ODP não é um sistema de computador, mas uma metodologia de trabalho que atua com cruzamento de banco de dados, a qual recebe o nome de trilhas.

Controladora adjunta reforça que metodologia de trabalho é realizada por meio de trilhas.

“Identificamos o que a gente quer cruzar e a esse cruzamento dá-se o nome de trilhas. Agora, nós estamos trabalhando o tema pessoal. Então, conseguimos identificar, por exemplo, servidores aposentados no Governo Federal por invalidez que estão trabalhando em cargos comissionados no Governo de MS. Da mesma forma o inverso. Identificamos algumas inconsistências, mas não quer dizer que seja fraude, tudo é tratado com indício e precisa ser averiguado. Por isso, encaminhados para a auditoria e para monitoramento da própria unidade”, revela.

A rede ODP que é coordenada pelo governo federal, por meio da CGU, é composta pelas ODPs estaduais e agora conta com adesão dos municípios e Tribunais de Contas. “Esse trabalho em rede é bem interessante por causa disso: temos acesso a banco de dados de outros entes, o que antes era impraticável. Agora com a adesão de novos parceiros temos certeza que caminhamos para a modernização da máquina administrativa, oferecendo novas ferramentas e tecnologias de controle em favor da sociedade para alcançar mais investimentos e qualidade de vida a nossa população”, finaliza.

Portal MS

Monitoramento, Crise Financeira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens