Quinta-Feira 18/04/2024 14:29

Família Forte realiza reunião técnica com diretores das escolas da Capital

Segurança Pública - Programa Escola Segura

Foto: João Garrigó

Foi realizada nesta quinta-feira (19.10) uma reunião técnica com os diretores e diretores-adjuntos das 60 escolas estaduais e municipais que integram o programa Escola Segura, Família Forte, que foram selecionadas pela Corporação Andina de Fomento (CAF). O encontro contou com a participação dos secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, de Educação, Maria Cecília Amendola da Mota, do coordenador do programa, Valson Campos, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Apesar de já ter entrado em operação no início desta semana, o encontro teve como principal objetivo apresentar a equipe técnica e detalhar aos profissionais da educação como será a atuação dos 20 policiais que compõem o programa, a forma como deverá ser preenchido o protocolo de atendimento conforme as exigências da CAF, esclarecimentos das dúvidas, entre outros assuntos.

Na ocasião o secretário José Carlos Barbosa conversou com os diretores, e disse que esse é um programa que não pertence à Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e que ele nasceu dos anseios da Educação. “Esse programa vem fortalecer não só as escolas, mas as famílias e a sociedade. Tenho certeza que esse projeto que finca raízes na Capital do Estado vai se estender para outros municípios. E que nossos alunos possam encontrar na escola um ambiente de paz e tranquilidade”, disse.

De acordo com o coordenador do programa, Valson Campos, a reunião foi bastante produtiva, uma vez que os diretores, pais e a comunidade escolar foram orientados a acionar o 190, caso observem alguma ocorrência nas proximidades da escola. “O programa também criou um canal de comunicação por grupos de Whatsapp que integram os profissionais das escolas atendidas, que de forma célere e eficaz facilita a comunicação”, explicou o coordenador.

O programa, que entrou em operação há menos de uma semana, está sendo aprovado pela comunidade escolar. O diretor da Escola Estadual Ada Teixeira, Willian Cavalari, considerou a medida de grande importância para a comunidade escolar. “Essa parceria entre a segurança pública e as escolas vai dar um suporte para que a gente enfrente problemas graves que ocorrem nas unidades escolares, e que muitas vezes foge da nossa competência enquanto diretor, relacionadas a violência ou drogas. A presença do programa Escola Segura, Família Forte, fortalece e aumenta a nossa segurança, e a capacidade da escola de se tornar um ambiente acolhedor, onde as famílias tem a segurança de deixar seus filhos, para fazer o que a escola tem a função, que é educar”, relatou o diretor.

Além das rondas preventivas e ostensivas, o Escola Segura, Família Forte conta com uma vertente pedagógica que dará assistência à comunidade. O objetivo é coordenar as ações de todos os projetos de prevenção já existentes na área da segurança pública.

Segundo a diretora da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, Adriana Roque dos Santos, a comunidade escolar está acreditando neste programa. “Os policiais estarão presentes na unidade escolar, dando mais segurança aos professores, a direção, a todos os funcionários e também para a comunidade do entorno, e assim nós teremos mais tranquilidade em realizar a nossa função”.

Esforço conjunto

O programa Escola Segura, Família Forte foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (SED); de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande.

Professores, diretores e pais participaram da elaboração do plano de trabalho, em audiências e reuniões realizadas desde o mês de fevereiro para formatação do projeto. Pelo menos mil envolvidos com a comunidade escolar estiveram presentes nas discussões, além de representantes das Polícias e Corpo de Bombeiros. A proposta é estender o trabalho para todos os municípios do interior.

Portal MS

Família Forte, Programa Escola Segura, Reunião Técnica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens