Quinta-Feira 25/04/2024 06:51

Governo soma esforços com ministro para resolver questão do gás natural na termoelétrica em Ladário

Estado - Negócios - Produção de Energia

Foto: Divulgação MSGÁS

O Governo do Estado está unindo esforços para resolver a questão da distribuição do gás natural para a futura termoelétrica que será construída no município de Ladário. Em reunião na tarde desta quarta-feira (25.10), o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, o diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGAS), Rudel Trindade, e o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, se reuniram na Companhia para tratar da questão do gás natural.

De acordo o secretário Miglioli, como o fornecedor do gás natural é a Bolívia, esse fato dá viabilidade ao projeto, pois está ao lado da planta da termoelétrica. “A questão do fornecimento de gás boliviano é a última coisa que temos que resolver. Teremos uma reunião na segunda-feira próxima com a equipe da Bolívia para tratar justamente dessa pauta”, explicou.

Ainda segundo Miglioli, já há uma um grupo da Bahia interessado, que já tem projeto consolidado e licença ambiental, e está apto a participar do leilão que acontece no dia 20 de dezembro próximo. “Só resta mesmo resolver o fornecimento do gás natural”, frisou.

O diretor da MSGÁS falou sobre a questão do gás natural para a futura termoelétrica. “Quando você está na divisa boliviana com o Brasil, há o que chamamos de ‘city gate’ que é uma instalação de distribuição de gás natural. Deste local deriva o Gasbol que vem para o Brasil, e nós MSGAS, temos um gasoduto que parte desse ponto e vai até a divisa de Corumbá e Ladário. A nossa negociação é para viabilizar um fornecimento do gás natural boliviano exclusivo para a termoelétrica”.

Negociação

Sobre a negociação entre Brasil e Bolívia na próxima segunda, em Brasília, o ministro Parkinson  acredita que estando o governador Reinaldo Azambuja, o presidente Evo Morales e os ministros de energia e de hidrocarburos, a negociação possa ser formalizada.” A ideia é que diante da presença em fortalecer o relacionamento com o Brasil, o ministro correspondente faça uma manifestação de interesse em fornecer esse volume de gás”. Estão previsto em projeto o consumo diário de 1,2 milhão de m3 de gás natural.

Para o secretário de Infraestrutura, a termoelétrica representa um grande investimento para Mato Grosso do Sul, além de desenvolvimento que trará para o Estado, da geração de empregos diretos e indiretos, a MSGÁS e a Sanesul serão alavancadas. “Essa termo vai representar um salto para Sanesul no consumo de água, serão 290 m3 / hora. É importante esclarecer que esse volume de água em nada irá atrapalhar a distribuição para o Estado, pois será construída um estrutura de captação independente para a termoelétria, ou seja, não afetará o volume de distribuição dos municípios do entorno”, finalizou.

A termoelétrica

A usina termelétrica terá capacidade para gerar 267 MW de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. Estão estimados investimentos da ordem de R$ 900 milhões.

Portal MS

Gás Natural, Soma de Esforços,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens