Sexta-Feira 19/04/2024 06:23

Rio ganha em dezembro central unificada de regulação da saúde

Brasil - Saúde - Novas Tecnologias

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A nova central de regulação dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro deve começar a funcionar entre 11 e 18 de dezembro, disse hoje (27) o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Reunirá em uma mesma fila todos os atendimentos, exames e cirurgias das unidades federais, estaduais e municipais de saúde.

O ministro participou da inauguração do Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata, do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. Barros anunciou que os hospitais federais do Rio receberão - a partir de dezembro - gestores e consultores do Hospital Sírio-Libanês, que participarão da reestruturação da rede.

O ministério voltou a explicar que vai especializar os hospitais federais, o que será feito com um remanejamento dos profissionais que terão seus contratos temporários renovados.

"Estamos organizando essa rede de assistência, definindo a especialização de cada hospital para que a gente possa ter escala, volume, competitividade e mais acesso. Nossa expectativa é ampliar em 20% o numero de cirurgias com a mesmíssima estrutura que temos", disse o ministro.

O Ministério da Saúde recebeu do Ministério do Planejamento autorização para renovar até 2 mil contratos temporários de profissionais que trabalham nos hospitais federais.

Contratos terão vigência de mais dois anos

Os contratos terminariam em janeiro de 2018 e terão vigência de mais dois anos. Os consultores do Sírio- Libanês chegam em dezembro aos hospitais para participar do processo de especialização, que priorizará, em um primeiro momento, os serviços de ortopedia, cardiologia, cirurgia cardíaca e oncologia. 

"Só vamos contratar o profissional com a especialização do hospital que será definida", reforçou o ministro da Saúde.

A renovação dos dois mil contratos representa uma queda em relação aos 3,5 mil profissionais temporários que os hospitais tinham no ano passado, mas o ministério argumenta que a reestruturação fará com que o serviço seja ampliado, apesar da redução de pessoal.

As mudanças nos hospitais federais também levarão à realização de compras conjuntas de insumos. A unificação é defendida como uma forma de reduzir os custos, elevando o montante de materiais comprados em cada contrato.

Os diretores de hospitais federais devem assinar amanhã (28) o contrato de prestação de serviços para aderir à fila única da nova central de regulação. O  secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Teixeira Júnior, prevê que a central levará até seis meses para atingir seu funcionamento pleno.

Inicialmente, as regulações estadual e municipal serão feitas no mesmo local, até que seja possível integrar todo o sistema em uma plataforma única. O órgão ocupará um espaço no Centro Integrado de Comando e Controle, no centro do Rio, onde já funciona o Sistema Estadual de Regulação (SER).

"Estamos falando de um número muito grande de profissionais e serviços. Isso envolve a vida de milhares de pessoas e hospitais no Rio de Janeiro", disse o secretário. "Nosso prazo é de que em até seis meses [a central] esteja completamente implementada", finalizou.

Agência Brasil /PH

Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, nova central de regulação, SUS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens