Sexta-Feira 19/04/2024 13:53

10 direcionamentos para levar a indústria de MS do presente para o futuro

Estado - Empreendedorismo - Negócios

Foto: Divulgação 

Em 20 anos, como você imagina a indústria de Mato Grosso do Sul? O painel “MS - Indústria para o Futuro”, resultado do projeto “Diálogos de Inovação”, idealizado por Fiems e Senai, dará a direção: um ambiente inovador, com espaço para compartilhamento do conhecimento tecnológico e que, por meio de uma atuação conjunta das empresas com o poder público, dissemina dados e informações sobre as indústrias, cria novos modelos de negócios e produtos, e alavanca processos produtivos. 

Abaixo, você confere os 10 direcionamentos que especialistas em diferentes áreas (Parcerias Público Privadas, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Nanotecnologia, Educação, Comportamento Coletivo e Desenvolvimento Local e as Indústrias), em conjunto com empresários locais e a equipe do Senai, propuseram para elevar a indústria de Mato Grosso do Sul à vanguarda do setor. As discussões foram promovidas ao longo de sete encontros do “Diálogos de Inovação”, que tiveram início em setembro e, agora, se transformam no painel Indústria para o Futuro. 

1 - Consolidar espaços para o aprendizado prático e compartilhamento do conhecimento tecnológico

As discussões dos sete encontros demonstraram a necessidade de promover a integração de instituições de ensino, indústrias e alunos em espaços colaborativos destinados à inovação tecnológica, além da criação de redes de inteligência coletiva para aceleração tecnológica e facilitação da interação de estudantes com situações reais vivenciadas pelas indústrias. “Com tantas ferramentas online disponíveis hoje, as redes sociais, é necessário repensar o modelo de aprendizagem, de forma a tornar atrativa a sala de aula. É necessária uma maior contextualização, conseguir mostrar a real aplicabilidade dos conteúdos ensinados. O aluno quer saber como o que é ensinado vai mudar a vida dele”, comenta a doutora em Engenharia Pedagógica pela Universidade de Columbia, Cristiana Mattos Assumpção, que falou sobre “Educação” durante o “Diálogos”. 

2 - Estimular a aplicação de tecnologias pelos jovens para fins produtivos

É necessário potencializar a capacidade criativa dos jovens para fins profissionais utilizando seus conhecimentos sobre tecnologia e, ainda, ampliar o capital intelectual das indústrias pela utilização das experiências tecnológicas de seus colaboradores. Outro ponto é a capacidade de relacionamento das pessoas, estabelecendo um ponto de equilíbrio com o aumento do uso das tecnologias, sempre com base na etiqueta e ética digitais. “Fala-se muito em inclusão digital, mas pouco em educação digital. É preciso, então, uma mudança de cultura. O momento é muito rico, porque usamos a tecnologia para novas descobertas e soluções inovadoras”, pontua a especialista em Inovação e Neurociência para Liderança, Martha Gabriel, cuja palestra foi sobre Comportamento Coletivo.

3 - Identificar as PPPs (Parcerias Público Privadas) como oportunas para o desenvolvimento tecnológico em MS

O caminho apontado vai no sentido de acelerar a pavimentação digital utilizando-se das PPPs a partir de iniciativas nas áreas da Educação e Infraestrutura, e criação de um ambiente de discussões sobre a maior participação privada como investidora de iniciativas, em parceria com o poder público, que melhorem os índices de produtividade da indústria. Para tanto, é necessário garantir a segurança jurídica das PPPs. “A iniciativa privada tem muito a contribuir, em razão de uma rapidez muitas vezes estranhas ao poder público. O grande desafio é fazer com que esses contratos, que duram pelo menos 35 anos, consigam superar turbulências políticas”, afirma a doutora em Direito Administrativo Cristiana Fortini, que tratou das PPPs como alternativas ao atual modelo econômico.

4 - Implementar centros de inteligência que identifiquem oportunidades para o mercado de MS

A consolidação e disseminação do conhecimento sobre mercados internacionais com potencial para negócios a médio e longo prazo se faz essencial, assim como a interação de agentes de mercado no meio internacional e priorização de investimentos em infraestrutura logística. “A Fiems e o Senai, enquanto idealizadoras desta discussão, junto com a sociedade civil como um todo, precisam cobrar enfaticamente as demandas por infraestrutura, porque o investimento em logística é o caminho para abertura de novos mercados e crescimento econômico de uma região”, diz o especialista em Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Políticas Públicas, Aristides Monteiro Neto, que falou sobre “Desenvolvimento Local e a Indústria”.

5 - Explorar o ambiente digital como ferramenta de crescimento da inteligência coletiva

É preciso articular a colaboração entre indústrias e demais empresas para gerar processos de inovação aberta, e utilizar as plataformas digitais para alavancar a inteligência coletiva, engajando influenciadores digitais à pauta da inovação tecnológica nas indústrias. “A informatização é o alicerce para mudança da nossa sociedade. Se não houver integração das cidades, pessoas e empresas, não haverá evolução. 38% das exportações do Brasil foram feitas por micro e pequenas empresas, e isso demonstra como, mais do que nunca, elas precisam investir em tecnologia”, apontou Reinaldo Lorenzato, graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Mackenzie, que falou sobre Internet das Coisas.

6 - Usar a Internet das Coisas nas cidades, indústrias e demais empresas para melhoria dos processos produtivos e logísticos

Integrar as estratégias de negócios das indústrias e demais empresas e cidades ao planejamento de implementação da internet das coisas, incentivando a criação de redes colaborativas para implementação da internet das coisas nas indústrias com a ressalva de que é necessário trabalhar a segurança digital no ambiente industrial para o sigilo e a disponibilidade de informações. “O conceito de ‘centro’ nas cidades não existirá mais, porque tudo estará integrado de forma democrática para ocupação saudável dos espaços urbanos. A saúde da indústria depende da saúde da cidade”, salienta o doutor em Design e Arquitetura pela USP (Universidade de São Paulo), Caio Adorno Vassão, que abordou o tema Cidades Inteligentes.

7 - Disseminar dados e informações sobre as indústrias

Subsidiar os agentes públicos com informações geradas pelos processos produtivos para formação de cidades mais inteligentes, fomentando agendas para inovação tecnológica nas empresas e cidades e incentivando o protagonismo das indústrias nos processos de criação e revisão das regulamentações aplicadas aos processos produtivos. “O processo colaborativo é fundamental nas indústrias, porque é o que pode garantir a sobrevivência e competitividade”, afirma Reinaldo Lorenzato.

8 - Direcionar ações governamentais que aumentem os índices de produtividade de MS

Monitorar a continuidade das estratégias de longo prazo voltadas ao aumento de competitividade das indústrias, formando novos Arranjos Produtivos Locais e estruturando agendas e planejamentos de médio e longo prazo, com foco na inovação tecnológica industrial, que transpassem mudanças na administração pública. “A priori, governantes tendem a enterrar projetos que foram criados pelas administrações, e isso é muito ruim. Por isso a importância de, como comentamos aqui, o comportamento coletivo, para que a sociedade esteja unida no momento de cobrar posturas dos governantes”, ressalta Aristides Neto.

9 - Criar modelos de negócios voltados para produtos e serviços inteligentes

Traçar estratégias coletivas de inovação (setoriais e territoriais) para sustentação das estratégias individuais das indústrias e criar produtos cujo valor agregado ao cliente baseie-se nos serviços associados, alavancando o uso da ciência e tecnologia para desenvolvimento de produtos mais competitivos. “Está mais do que claro que produtos inovadores e que, para tanto, usam bem novas ferramentas, estudos e tecnologias, geram valor agregado e competitividade”, diz o doutor em tecnologia alimentar Miguel Cerqueira, que falou sobre “Nanotecnologia”.

10 - Aproximar a indústria com o estado da arte tecnológico para alavancar os processos produtivos

Ampliar a aplicação de tecnologias em escala nanométrica na produção industrial e utilizar a sensorização para captação de dados que tornem a indústria mais inteligente e avançada, além de disseminar conhecimentos sobre a aplicação da inteligência artificial e da visão computacional. “A nanotecnologia aplicada a criação e fabricação de novos produtos em diferentes áreas da indústria, como têxtil e de alimentos, já é uma realidade”, conclui Cerqueira. 

Fiems /PH

10 direcionamentos, indústria de mato grosso do sul, empreendedorismo, negócios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens