Sexta-Feira 26/04/2024 13:51

Lei Orgânica da Assistência Social chega aos 24 anos e encontro marca data

Ações Públicas - Direitos Humanos/ Assistência Social

Foto: Ana Paula Oliveira

 “Hoje é um dia de festa e não poderíamos deixar passar em branco. O grande legado da Lei Orgânica da Assistência Social é podermos estendê-la para quem dela necessita”, disse a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, na abertura do evento, nesta quarta-feira (13.12), na Escola do SUAS/MS Mariluce Bittar, em Campo Grande, que comemora os 24 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Trabalhadores, gestores, conselheiros, usuários, acadêmicos, profissionais e demais agentes da política pública participam do dia, imbuídos em assegurar a implementação e manutenção do caráter protetivo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que conta também com palestras e mesas redondas durante todo o dia.

Participação de vários segmentos da sociedade durante o evento

Angelo Motti, pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lembrou da trajetória de luta pela assistência social e de quando ainda a política era feita por meio da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Para a representante do Fórum Estadual dos Usuários do Suas, Maria Aparecida Borges, a Loas é mais que uma lei, e sim um instrumento garantidor de direitos, principalmente, para os que estão na ponta, os usuários do sistema.

O deputado estadual, João Grandão, presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, também participou da abertura do evento e destacou a constante luta pela garantia da Loas, que resultem de fato em um atendimento pleno e com qualidade, contemplando assim uma das áreas mais essenciais da sociedade.

Confira a programação completa do evento, que vai até às 17h de hoje. Também participaram da abertura do evento a superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Salette Marinho de Sá; a vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) – 21º Região/MS, Francisca Bezerra; a representante da Universidade Católica Dom Bosco, Edmara Souza; o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas), Sérgio Wanderly; o secretário de Assistência Social de Campo Grande, José Mario Antunes; a representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas, Márcia Abrão; e do Fórum Permanente de Assistência Social (Fasems), Suely Gomes.

Palestra de abertura: Desafios e Perspectivas para a Política de Assistência Social em Mato Grosso do Sul, ministrada pela titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre,

Assistência Social

A Política de Assistência Social se destaca por sua ascensão enquanto política de direito público reclamável. Tal elevação é marcada primeiramente pela Constituição Federal de 1988, em que a reconhece enquanto política de Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social, entendendo-a enquanto dever do Estado e direito do cidadão por meio dos artigos 203 e 204.

Na trajetória da Política da Assistência Social registra-se 7 de dezembro de 1993 a regulamentação da Lei nº 8742 – Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que insere espaços de participação e controle, além de instituir mecanismos de operacionalização e financiamento que lhe permitirão desenvolver programas, projetos e ações às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social

No final de 2003 foi deliberado pela IV Conferência de Assistência Social o Sistema Único de Assistência Social (Suas), efetivado em 2005 em todo território nacional. O texto da LOAS modificado em 2011 pela Lei nº 1.2435 contempla no novo ordenamento político-institucional.

Portal do MS /PH

Lei Orgânica, Assistência Social, ações públicas, direitos humanos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens