Quarta-Feira 24/04/2024 00:58

IBGE: metade dos brasileiros superou condição econômica dos pais

Brasil - Economia - Condição Econômica

Mas pesquisa diz que as oportunidades para quem vem de família com menos acesso à educação são bem menores.

(Foto: Google Imagens)

Metade dos brasileiros superou a condição econômica dos pais, mas a diferença de oportunidades ainda é grande.

Viviane tem muito orgulho de ver a filha concluir a faculdade.  “Eu estou, na realidade, me vendo nela. De ter um curso superior concluído”, disse a mãe.

A pesquisa diz que as oportunidades para quem vem de uma família com menos acesso à educação são bem menores. Mesmo assim, metade dos filhos têm hoje ocupações melhores que os pais têm ou já tiveram um dia. É o caso da Patrícia Piovesan. Os avós dela trabalhavam no campo em Brasnorte, no Mato Grosso. Os pais vieram para cidade e a situação melhorou. Agora, ela busca realizar o sonho de ser advogada.

“Você ter uma graduação, uma faculdade e ser advogada. ‘Ah, minha filha é advogada. Fez direito’. É realmente muito bacana. Meus pais ficam muito felizes. Eu vou ser a primeira formada”, contou.

Aos 23 anos, Patrícia faz estágio e vai diariamente à Justiça Federal para acompanhar os processos do escritório.

O IBGE vê o caso da Patrícia como uma superação. Filhos de pais que ocupam cargos de direção em uma empresa, por exemplo, têm quase 14 vezes mais chances de chegar a um posto de comando do que pessoas na condição de Patrícia, que é  filha de um vigilante e uma empregada doméstica.

“Tem um efeito forte a educação dos pais. Uma geração que tenha acesso a uma educação de qualidade, mais educada, vai ter filhos que provavelmente vão ter mais chance de ascender aos estratos educacionais mais elevados”, explicou a analista do IBGE Betina Fresneda.

Mariane da Silva está em outro grupo de jovens: os que nem estudam nem têm uma ocupação.  

O número aumentou entre 2014 e 2016, reflexo da crise. Em 2016, um em cada quatro jovens estava nesse grupo. Entre as mulheres, um terço assume tarefas domésticas.

Aos 21 anos, Mariane toma conta da irmã caçula.

“Arrumar trabalho hoje em dia não está fácil e, enquanto isso, eu fico ajudando os meus pais mesmo dentro de casa”, disse.

Futura advogada, Patrícia espera ser inspiração para quem busca oportunidades.

“Agora, por exemplo, tem o meu primo. Meu tio, irmão da minha mãe, também não fez faculdade. Então ele vê por mim que tem como o filho dele também ir para frente do mesmo jeito. Que as coisas realmente mudaram”, afirmou.

 

G1

Brasil, IBGE, condição econômica, brasileiros

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens