Quinta-Feira 25/04/2024 19:22

Reunião no TJMS sobre o fim da tarifa mínima de água termina sem acordo

Economia - Prefeitura x Águas

Marquinhos Trad e representantes da Águas Guariroba não chegam a conciliação. Prefeito afirma que concessionária pleiteou reajuste de 5% para compensar perdas

(Foto: Minamar Junior/Arquivo)

Terminou sem acordo a tentativa de conciliação entre a Prefeitura de Campo Grande e a Águas Guariroba, dentro de ação que tenta suspender decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) que reduziu neste ano o volume de água a ser apurado para cobrança da tarifa mínima –e extingue essa modalidade de cobrança a partir de 2019. Com isso, a questão segue na seara judicial.

A audiência de conciliação foi realizada na tarde desta segunda-feira (22) no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por proposição do relator de recurso sobre o caso, o desembargador Marcos José de Brito Rodrigues. Ela foi resultado de recurso movido pela Prefeitura de Campo Grande que, com decisão favorável, suspendeu liminar de primeira instância de dezembro de 2017, anulado o decreto de Marquinhos e restituindo a tarifa mínima. A prefeitura foi ao TJMS e obteve posição provisória mantendo as mudanças propostas por Marquinhos.

O prefeito informou ao Campo Grande News que a prefeitura optou por não fechar acordo com a Águas Guariroba –que, a fim de dar seu aval ao fim da tarifa mínima, propôs um reajuste de 5% nas tarifas de água e esgoto. “A Águas pleiteia um reequilíbrio no contrato, alegando que a concessão da tarifa mínima causou desequilíbrio. Mas a prefeitura não quis fazer nenhum acordo”, sustentou o Marquinhos.

No ano passado, com aval da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos), foi concedido aumento de 1,58% nas faturas dos consumidores residenciais –anunciado como o menor dos últimos 15 anos.

Mudança – Marquinhos Trad anunciou em 26 de outubro de 2017 a mudança na cobrança pelos serviços de água e esgoto. Pontuado como uma decisão “unilateral”, o fim da tarifa mínima de água foi previsto para 2019. Neste ano, em vigor desde do dia 1º, estava a redução no consumo máximo para tarifação nessa faixa, de 10 metros cúbicos por mês para cinco metros cúbicos.

Antes do decreto, a tarifa mínima era cobrada sobre todas as unidades consumidores cujo consumo fosse interior a dez metros cúbicos –deixando o custo total pelos serviços de água e esgoto, nessa faixa, em cerca de R$ 75. Cerca de 130 mil imóveis da cidade estariam nessa faixa de cobrança.

A alteração baixada via decreto limitou a até cinco metros cúbicos a tarifa mínima –resultando em contas com custo médio de R$ 45. Acima desse montante, os consumidores pagariam por cada metro cúbico a mais consumido. A medida foi tomada sob a alegação de que cerca de 50 mil clientes da Águas que pagavam a tarifa mínima tinham consumo inferior a cinco metros cúbicos.

O decreto prevê a extinção total da tarifa mínima de água em 2019. A Águas Guariroba foi à Justiça alegando que a modalidade de cobrança é prevista no contrato de concessão.

Campo Grande News

Prefeitura de Campo Grande, Águas Guariroba,contrato de concessão, tarifa de água

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens