Quinta-Feira 28/03/2024 20:58

Vai ser só o Lula?

Brasil - Ponto de Vista - Julgamento/TRF4


O maior medo do establishment político brasiliense hoje, incluindo aí as dezenas de políticos acusados na Lava Jato, é de que a moda pegue

(Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Porto Alegre (RS) - (Foto: Flickr/Divulgação)



 

* Por Helena Chagas 

O TRF4 veio com a mão pesada, mais até do que jamais sonharam as forças que querem se livrar de Lula na eleição deste ano. O aumento da pena de 9 anos e meio para 12 anos e um mês, e, sobretudo, a declaração dos desembargadores de que ela pode começar a ser executada já a partir do julgamento dos embargos declaratórios no próprio tribunal – o que lhe dá o controle do tempo – acenderam a luz vermelha. Em tese, Lula pode estar na cadeia no dia da eleição.

Mas há recursos e recursos para o ex-presidente e candidato, um caminho que pode ser longo, segundo a expectativa de seus aliados, que colocam suas esperanças no STJ e no STF para derrubar a inelegibilidade e até a cadeia.

Muita coisa vai depender da capacidade dos petistas de reforçar a narrativa da vitimização e da perseguição a Lula, da reação da militância e dos simpatizantes nas ruas, e das próximas pesquisas. Todo mundo sabe que as Cortes superiores de Brasília costumam ser bastante sensíveis à opinião pública, e não vão tomar qualquer decisão antes de avaliar para que lado o vento sopra. A única certeza é que vamos assistir, nos próximos dias, a uma disputa de narrativas.

Só que o TRF4 parece que veio para brigar, e não parece estar sozinho. A dura decisão de Porto Alegre começa a ser interpretada como um gesto de reação das forças ligadas à Lava Jato. Principalmente, um movimento de reafirmação de parte do Judiciário, que se sente ameaçado por iniciativas legislativas dos políticos.

Isso ficou claro no discurso não técnico do julgamento, pano de fundo do juridiquês. Na sequência dos votos no TRF4, o relator João Pedro Gebran e os desembargadores Leandro Paulsen e Victor Laus fizeram questão de elogiar o juiz Sérgio Moro e rebater os reparos que vêm sendo feitos a algumas de suas condutas. O tribunal deixou claro não considerar haver excessos na Lava Jato de Curitiba – pelo jeito, nem o Power point de Deltan Dallagnol -, ressaltando a importância de institutos como a delação premiada e a condução coercitiva. Gebran chegou, inclusive, a afirmar que não houve nada de errado na condução coercitiva de Lula. Isso num momento em que o instrumento está suspenso por liminar do ministro do STF Gilmar Mendes.

É por aí que, em meio à surpresa com o rigor da decisão do TRF4, um certo vento de inquietação começou a soprar em Brasília. Condenar, aumentar a pena e ameaçar prender um ex-presidente da República que continua sendo o maior líder popular do país não é um ato banal. É uma enormidade, que terá conseqüências, e não só eleitorais.

Ainda não estão claros todos os efeitos do julgamento de Porto Alegre na política e no comportamento da sociedade. Pode haver um sentimento de solidariedade a Lula e uma radicalização política e social. E pode haver também o crescimento de uma onda supostamente moralizadora, que vai olhar de Porto Alegre para Brasília e perguntar: é só o Lula?

O maior medo do establishment político brasiliense hoje, incluindo aí as dezenas de políticos acusados na Lava Jato, é de que a moda pegue. E tome a forma de fortes cobranças ao STF, que tem nas mãos as investigações sobre Michel Temer, Aécio Neves, Renan Calheiros, Romero Jucá, Moreira Franco, etc…


 

* Helena Chagas é jornalista desde 1983. Já exerceu funções de repórter, colunista e direção em O Globo, O Estado de S.Paulo, SBT e TV Brasil. Foi ministra chefe da SECOM de 2011 a 2014 e hoje é consultora de comunicação

Veja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens