Quinta-Feira 28/03/2024 13:35

Entre o desprezo e o vexame

Brasil - Ponto de Vista - Reflexo do Julgamento


Lula e o PT vão ampliar a narrativa de vitimização e tentar empurrar para a frente a candidatura fake de Lula à Presidência este ano

O ex-presidente Lula durante manifestação, em Porto Alegre, 23/01/2018 (Paulo Whitaker/Reuters)


* Por Murillo de Aragão / Blog do Noblat

Placar fatal: o 3 a 0 contra o ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, não representa uma surpresa. Afinal, as provas eram consistentes e amparadas em fatos e testemunhos. De acordo com a acusação, o triplex no condomínio Solaris, no Guarujá (SP), e suas reformas, custeadas pela empreiteira OAS, foram uma forma de pagamento de R$ 2,2 milhões ao ex-presidente.

Lula, porém, não está sendo condenado apenas por conta das leis do país, mas porque as regras não escritas da política mudaram recentemente. O que antes era aceito passou a não ser mais. A política é como um jogo: tem regras escritas e não escritas. Algumas vezes, as não escritas contornam as escritas e criam situações paradoxais. Os obséquios que sempre foram moeda de troca com os poderosos de repente deixam de ser aceitáveis. E são legalmente punidos.

Vale lembrar que o julgamento do Mensalão, entre 2005 e 2006, provocou uma nova realidade comportamental na Justiça brasileira. Lula, que escapou do Mensalão, não escapou de suas consequências. O Mensalão mostrou que o sistema político não protegia seus comparsas e inspirou uma onda reformista dos costumes políticos no país. Tudo com base na lei e em boas doses de ativismo judicial.

Logo após a decisão do TRF-4, o PT divulgou nota declarando que o “resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, configura uma farsa judicial”. Diz ainda que se confirma “o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral”.

Seria cômico se não fosse trágico, em especial, pela completa ausência de autocrítica por parte do partido. Tal situação transforma o PT na maior força partidária contra a Operação Lava-Jato no Brasil. E qual o resultado de tudo isso? Nada que já não seja mais ou menos esperado. Lula e o PT vão ampliar a narrativa de vitimização e tentar empurrar para a frente a candidatura fake de Lula à Presidência este ano. Até o limite do possível, na esperança de restabelecer o seu poder de eleger “postes”.

O problema é que o aprofundamento dessa narrativa vai rachar ainda mais o eleitorado nacional e, de certa forma, fortalecer o sentimento “anti-lulismo” no país. Ora alimentado tanto pelo vexame da condenação de Lula quanto pelo desprezo ao pífio governo de Dilma Rouseff e pelas estripulias identificadas na Lava Jato.


 

*Murillo de Aragão é cientista político

Veja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens