Sexta-Feira 19/04/2024 11:05

Com segurança e muita alegria, carnaval de Corumbá integra calendário nacional do Mtur

Eventos - Carnaval 2018

Bloco Cibalena arrasta mais de 30 mil foliões à avenida, onde a prefeitura instalou arquibancadas e camarotes. Foto: Renê Carneiro/PMC

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval de Corumbá, que conta com o apoio do Governo do Estado, integra o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur). Criada há três anos, a ferramenta reúne na Internet os principais eventos turísticos realizados em território nacional e ajuda a divulgar destinos turísticos a visitantes brasileiros e estrangeiros. 

Outro evento regional que integra o Calendário Nacional é o Arraial do Banho de São João, também realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. 

A folia na Capital do Pantanal começou em janeiro, com as rodas de samba no Porto Geral, e oficialmente será aberto nesta quarta-feira (7.2), com a descida do tradicional Bloco Sandálias de Frei Mariano, às 20h. Amanhã (8.2), desce a avenida o bloco de sujos Chupeta.

Na sexta-feira (9.2), é o dia da descida do maior bloco de sujos do Estado, o Cibalena, que atrai mais de 30 mil pessoas. Também haverá a apresentação , na Praça Generoso Ponce, da bateria e passistas da Escola de Samba da Mangueira (RJ).

Escolas, blocos e cordões

O sábado (10.2) é reservado aos 11 blocos oficiais, cujo desfile será aberto pelo Oliveira Somos Nós, às 20h. Também é aguardada a passagem do trio elétrico do bloco independente Afoga o Ganso, que realiza shows privativos há mais de 20 anos.

No domingo (11.2), desfile do primeiro bloco de escolas de samba: Unidos da Major Gama, Mocidade de Nova Corumbá, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá.

Mais cinco escolas de samba desfilem na segunda-feira (12.2): Estação Primeira do Pantanal, Marquês de Sapucaí, Vila Mamona, Imperatriz Corumbaense e Império do Morro.

A terça-feira, último dia de folia, reserva um evento nostálgico e cultural, na passarela do samba, com a apresentação dos bonecões, desfile do corso, cordões carnavalescos, alas das pastoras e dos marinheiros e bloco s de frevo e de palhaços

O melhor carnaval

Na terça-feira (6.2), as escolas de samba participaram do ensaio técnico na Avenida General Rondon, para ajustes do desfile e do som digital que cobre toda a passarela do samba. O espaço conta com arquibancadas e camarotes, praça de alimentação e espaços para os jurados que vão avaliar as escolas de samba e blocos.

O prefeito Marcelo Iunes assistiu ao ensaio e garantiu que o carnaval 2018 de Corumbá tem tudo para ser um dos melhores dos últimos anos. “Esperamos que as escolas de samba, que se profissionalizam a cada ano, os blocos oficiais e cordões façam um grande carnaval. Teremos ainda quatro bandas nacionais se apresentado”, disse.

Iunes reforçou que para os desfiles de rua deste ano, a Prefeitura ampliou a estrutura para o público assistir as apresentações das entidades carnavalescas.  “Ampliamos em cerca de 40% o total de arquibancadas. Teremos as frisas, instalamos telões para que o público possa assistir aos desfiles. É uma estrutura de qualidade”, enfatizou.

O comércio local espera movimento de cerca de R$ 12 milhões, além de gerar centenas de empregos informais. A organização e trade turístico estão apostando na presença de milhares de turistas do Estado e de outras regiões. A rede hoteleira está praticamente ocupada no período de sexta-feira (9.2) a terça-feira (13.2).

 Mais segurança

A segurança de quem estiver no complexo e entorno dos eventos de carnaval teve atenção especial da organização. “O governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro nosso, vai nos encaminhar 100 policiais militares, incluindo cavalaria e pelotão de choque. Teremos mais 170 seguranças de empresa privada, a nossa Guarda Municipal, além do efetivo do  6° Batalhão da Polícia Militar empenhados na segurança”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal ressaltou que as características da folia de momo corumbaense são justamente a paz e alegria. “Nossos foliões vêm com o espírito de paz e diversão, o carnaval de Corumbá é muito alegre e seguro. Nossos foliões descem com a consciência de sempre fazer um bom carnaval e mostrar aos turistas que vivemos em uma cidade pacífica, ordeira e alegre”.

Portal do MS /PH

Corumbá/MS, Eventos, Carnaval 2018, segurança pública

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens