Quarta-Feira 24/04/2024 05:28

MP recebe denúncia de abuso sexual contra desembargador e encaminha a promotor de Justiça no AM

Brasil - Ações Judiciais - Investigação de Abuso

 

Promotor responsável pelo caso terá 15 dias para oferecer denúncia ao Ministério Público. Denúncia foi feita pela mãe da vítima nesta quarta-feira (21).

Procurador-geral do MPE, Fábio Monteiro,disse que depoimentos já foram encaminhados ao Coordenador Criminal (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

 

 

Procuradoria-Geral do Ministério Público do Estado (MPE-AM) encaminhou, nesta quinta-feira (22) à coordenadoria criminal do órgão os depoimentos relativos à denúncia contra o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Amazonas Rafael de Araújo Romano por abuso sexual contra a própria neta, que atualmente tem 15 anos.

Segundo o procurador-geral do MP, Fábio Monteiro, os depoimentos foram recolhidos na tarde de quarta-feira (21). A cópia desses depoimentos foi encaminhada, na manhã desta quinta, ao coordenador criminal Jefferson Neves de Carvalho, e logo depois será enviada a um promotor de Justiça, que deve analisar o caso.

“O promotor vai receber a cópia desses depoimentos e tomará as providências, se ele entender que ali já existem depoimentos suficientes para o entendimento de denúncia ele já postula isso em juízo diretamente”, afirmou Monteiro. Nesse caso, ele tem um prazo de 15 dias para oferecer uma denúncia ao Ministério Público.

Se o promotor achar necessário uma investigação mais aprofundada no caso, ele tem a alternativa de requisitar a instauração de um inquérito policial, ou de instaurar um procedimento investigatório criminal e ele mesmo conduzir a investigação dentro da Promotoria. Nessa situação, o prazo para oferecer denúncia se estende em até 30 dias.

Segundo Monteiro, por ser aposentado, se o desembargador responder na área criminal será em primeira instância, sem precisar de encaminhamento ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Como ele é um membro do Tribunal de Justiça, mas aposentado, a análise deve ser feita por um promotor de justiça e não procurador-geral, e se for do entendimento do promotor de justiça ajuizar uma ação ou oferecer uma denúncia, o trâmite será no primeiro grau”, afirmou.

O advogado do desembargador, José Carlos Cavalcante Júnior, esteve na manhã desta quinta-feira na sede do Ministério Público do Estado e disse que entrou com um pedido de informações, e que, tanto Romano, quanto os familiares, estariam à disposição do MPE para prestar depoimento quando necessário.

A denúncia

Segundo a mãe da adolescente, a advogada Luciana Pires, que realizou a denúncia, os abusos começaram quando a menina tinha 7 anos e seguiram até os 14 anos. A defesa do desembargador diz que ele nega com veemência as acusações.

A mãe da adolescente relatou à Rede Amazônica que soube da situação pela própria filha no dia 8 de fevereiro. Ela relatou que visitava uma amiga em um hospital quando a filha decidiu revelar a situação.

"Ela disse que tinha uma notícia muito grave para me contar. Ela disse 'meu avô está me molestando desde que eu era pequena'. Tomei um susto, precisei respirar, fiquei completamente sem chão", disse a mãe.

A adolescente, segundo a mãe, relatou que os abusos começaram por volta dos 7 anos. "Ela diz que toda vez que ela ia ao banheiro, que ele ajudava na limpeza ou que ele ia dar banho nela, ele sempre ficava muito tempo passando a mão nela", contou.

Na tarde quarta, a advogada publicou um texto nas redes sociais onde expõe a denúncia e chama o ex-sogro de monstro horroroso e pedófilo.

"Não tem coisa pior que um pedófilo abusando da sua filha. E pior que isso, um pedófilo que é avô dela, que vivia na minha casa, eu cozinhava pra ele, eu deixava o meu quarto pra ele dormir na minha casa, enquanto eu tava preparando o almoço ele abusava da minha filha no quarto", relatou.

O advogado de Romano, José Carlos Cavalcanti Junior, disse à Rede Amazônica que o desembargador é inocente.

"Ele nega com veemência todos os fatos que estão sendo expostos nos depoimentos que a neta prestou. Inclusive, a maior discussão do doutor Rafael é que a linha de argumentação que está sendo apresentada pela neta não condiz com o relacionamento que ele tinha com ela e que tem com todos os outros netos. Sequer o fato de ela narrar cronologicamente cada episódio é, para nós que militamos no direito, normal", disse.

O advogado relata ainda a preocupação do avô com a exposição da neta após a repercussão do caso.

"[Ele está] muito abalado em relação ao que aconteceu, como aconteceu, mas disposto a, em família, combater essa violência. A família tem em mente, sempre, preservar a menor. É interesse deles que ela saia minimamente machucada dessa situação, o que já é impossível dado aos atos da mãe, à exposição que a mãe deu a esses fatos. Ela poderia ter feito a denúncia preservando a filha. [Mas] tornou pública a filha, e isso vai ser explorado, infelizmente. A família teme, exatamente, esse tipo de ação", disse o advogado.

A mãe diz que não está expondo a filha, mas o suposto abusador.

"Ela hoje é justiceira, porque ela está pedindo justiça não só pra ela, mas pra todas as meninas que passam por isso e ficam caladas, sofrendo caladas", disse a mãe.


 

G1

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens