Quinta-Feira 25/04/2024 11:19

Novo denuncia escalação irregular e Costa Rica pode ser eliminado no tapetão

Esporte - Futebol Estadual

Foto: Lateral Paulinho, pivô da confusão que pode tirar o Costa Rica do mata-mata do Estadual (Divulgação)

Depois de jogos com portões fechados e briga generalizada em clássico, o Estadual de Mato Grosso do Sul reservou mais uma emoção a seus torcedores às vésperas do início da fase de mata-mata que definirá o campeão. Eliminado da competição, o Novo protocolou na última terça-feira (6) denúncia contra o Costa Rica no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por suposta escalação irregular de jogador.

Entre os efeitos colaterais, além da óbvia mudança na classificação que daria a vaga ao time da Capital e eliminaria o do interior, está o pedido do Novo para suspensão da primeira rodada do mata-mata, que aconterecrá no próximo final de semana, após a definição dos duelos com os dois jogos que ocorrem nesta quarta-feira (7): Operário x União ABC e Corumbaense x Urso.

De acordo com a denúncia do Novo, o lateral-direito Paulinho foi expulso ainda na semifinal do campeonato do ano passado, quando defendia o Operário, contra o Corumbaense.

O jogador cumpriu suspensão automática contra o Novo, no primeiro jogo da decisão do terceiro lugar. E foi relacionado para o duelo de volta. Com o fim da competição, foi julgado pelo TJD e pegou quatro jogos de suspensão.

Paulinho, então, transferiu-se para o Juventus de Santa Catarina no segundo semestre de 2017. Voltou esta temporada para o futebol local, no Costa Rica, onde atuou nas quatro primeiras partidas do clube, sem cumprir a pena. Acabou dispensado no dia 27 de fevereiro.

A punição é válida somente para partidas organizadas pela Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, segundo prevê o regulamento geral de competições da Confederação Brasileira de Futebol.

Caso punido, o Costa Rica perderia 12 pontos, de acordo com o que prevê o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê a aplicação da perda de três pontos por jogo onde ocorreu a irregularidade.

Com isso, o time do interior ficaria com pontuação negativa, -1, e na lanterna do Grupo A do Estadual, alçando o Novo ao mata-mata.

"Nosso departamento jurídico tem o hábito de olhar a situação dos atletas do campeonato, até pelo fato dos jogadores no Estado serem sempre os mesmos, e encontramos essa situação, em que me parece clara a infração", disse o presidente do Novo, Américo Ferreira.

Segundo ele, o pedido do adiamento dos jogos do mata-mata se torna necessário para que a situação seja esclarecida. "Tem que interromper o campeonato até que julgue a situação, para não haver uma acumulação ainda maior de erros", disse.

DEFESA

A notícia da suposta escalação irregular pegou todo o elenco, comissão técnica e diretoria do Costa Rica de surpresa. O presidente César Mignoli disse ao Portal Correio do Estado que aguardará o posicionamento da promotoria do TJD, mas que já trabalha na defesa.

"A gente tinha todo um planejamento, se isso ocorrer vai ficar complicado. Na hora de inscrever o jogador não nos comunicaram nada", disse o dirigente interiorano.

Na avaliação de Mignoli, caso aconteça a punição será mais um exemplo dos privilégios dados aos times da Capital. "Ano passado já ganhamos menos dinheiro, agora isso. O sistema funciona. E a gente sabe pra quem", disse.

A presidente do TJD-MS, Celina de Mello e Dantas Guimarães, disse que o pleno ainda não se posicionará enquanto não houver uma definição da promotoria, que pode ser encaminhada até sexta-feira (9), justamente para não atrapalhar a fase final.

Eliminado e iniciando o planejamento para a Série D, que começa em abril, o Novo retomou os trabalhos em caráter de urgência e até adiou dispensas de atletas que promoveria. Para Ferreira, caso haja a punição ao rival, o time tem condições de surpreender.

A empolgação tem motivo: depois de idas e vindas, o clube poderá ter liberado na próxima semana o Estádio Jacques da Luz, o Moreninhas, pelo Ministério Público Estadual, após a conclusão das obras exigidas pela promotoria e que foram pagas pelo clube junto da Prefeitura. "Vai ser a força para essa segunda fase. Assim que sair essa liberação vamos homologar na Federação a Moreninhas como nossa casa em definitivo", disse o presidente.

Correio do Estado

Nova denúncia, escalação irregular,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens