Quinta-Feira 25/04/2024 03:29

Senador solicita audiência pública para debater projeto sobre esgotamento sanitário

Brasil - Ação Legislativa - Saneamento/ Esgoto

Foto: Divulgação

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal deve realizar audiência pública sobre o PLS 291/2013, que regula a cobrança pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário. O requerimento para a audiência foi apresentado pelo senador Hélio José (PROS-DF) na manhã desta terça-feira, 13 de março, durante sessão extraordinária do colegiado.

Segundo o parlamentar, é preciso discutir melhor os impactos da proposta. “A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está pedindo que se faça uma audiência pública e eu já protocolei o pedido. E que sejam convidados o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o Ministério das Cidades, o representante das empresas de saneamento e, se possível, um técnico especialista que poderia contribuir para a discussão desse projeto, que envolve a questão de água e esgoto nos municípios brasileiros”, justificou.

O presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB-PA), já havia sugerido que a Comissão não fizesse análise de itens extrapauta devido às atividades que estão ocorrendo paralelamente na Casa. O requerimento de audiência pública deverá ser votado na próxima sessão do colegiado.

O PLS 291/2013 altera a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, incluindo a cobrança separada pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário. A proposta condiciona a instituição das tarifas, preços públicos e taxas para os serviços à efetiva prestação do serviço, observada, ainda, no caso do esgotamento, sua proporcionalidade com os níveis de tratamento e disposição final dos esgotos coletados.

Posicionamento

A CNM destaca que não é a favor do projeto ou do substitutivo, uma vez que ambos incorrem mais obrigações aos Municípios. Apesar de o substitutivo retirar a obrigatoriedade da cobrança ser separada para abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a CNM é contra a proposta por acreditar que não há necessidade de rediscutir o assunto, pois isso já está previsto na Lei 11445/2007. Ademais, acarretará em nova obrigação sobre tarifas e preços, os quais deverão ser "calculados e informados ao usuário separadamente para cada serviço", o que pode aumentar a judicialização da cobrança.

O que realmente irá impulsionar o avanço na expansão do serviços de esgotamento sanitário é o investimento federal no financiamento de projetos nos Municípios. Devido ao alto custo, sem apoio os Municípios não conseguirão universalizar esse serviço. Segundo a Agência Nacional de Água, a universalização do esgotamento sanitário na área urbana do Brasil necessitaria de R$ 150 bilhões em investimento, tendo como horizonte o ano de 2035.

Em contrapartida, dados da ONG Contas Abertas alertam que os valores destinados pela União para despesas com saneamento em 2016 e 2017 teve queda de 32%. Com isso, a CNM evidencia que, independentemente da cobrança do serviço de esgotamento sanitário ser separada ou conjunta com o serviço de abastecimento de água potável, o que realmente impactará o setor é o investimento federal para financiar a implantação de infraestrutura para expansão dos serviços.

Confira o projeto na íntegra

PLS 291/2013

Portal CNM

Audiência Pública, Esgoto, Saneamento, Senador Hélio José

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens