Sexta-Feira 19/04/2024 10:48

Justiça bloqueia bens de prefeito, agentes públicos e empresas para garantir multa de R$ 800 mil

Ações Judiciais - Investigação/Tentativa de Fraude

Foto: Google Imagens

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Substituto Paulo Henrique Mendonca de Freitas, designado a responder pela Promotoria de Justiça de Água Clara, a Juíza Substituta Thielly Dias de Alencar Pithan e Silva, bloqueou os bens do prefeito do município, dos sócios-proprietários das empresas Fama Assessoria e Consultoria, Sigma Assessoria e dos agentes públicos do Município, devido a tentativa de fraude em procedimento licitatório. 

De acordo com o MPMS, o valor da multa cobrada pelo Ministério Público Estadual e do bloqueio é de R$ 800 mil que precisa ser devolvido aos cofres públicos.

A decisão se deu após o Promotor de Justiça ajuizar, no dia 7 de dezembro passado, a Ação Civil Pu?blica por Ato de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Água Clara Edvaldo Alves de Queiroz (Tupete); dos sócios-proprietários da empresa Fama Assessoria e Consultoria, Marcele Gonçalves Antonio e Marcelo Perpetuo Socorro Neves; dos sócios-proprietários da empresa Sigma Assessoria Elnir Jurema da Silva Moreira, Ludmilla Corrêa de Souza Mendes e Whyldson Luis Correa de Souza; além do advogado João Paulo Lacerda da Silva; do ex-secretário Municipal de Administração e Finanças do Município de Água Clara, José Ailton Paulino dos Santos; e do Presidente da Comissão Permanente de Licitação do Município de Água Clara, Valdesi Sabino Oliveira.

Conforme consta nas denúncias, em 2012, o prefeito Edvaldo, juntamente com o ex-secretário de administração, José Ailton e o presidente da licitação do Município, Valdesi Oliveira, autorizaram e realizaram a licitação na modalidade convite, direcionando o certame licitatório, mediante prévio ajuste, para que determinada empresa convidada vencesse a licitação, para a suposta contratação de serviços de consultoria e assessoria jurídica, beneficiando diretamente os proprietários das empresas citadas acima, violando a lei e os princípios da administração pública, especialmente os princípios da legalidade, impessoalidade e da moralidade administrativa.

Segundo o Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonca de Freitas, nesta época, foram convidadas para participarem do processo licitatório as três empresas: Famma, Sigma e Nobres & Silva, à época denominada Mendes & Lacerda. No entanto, foi constatado que a empresa Famma não tinha registro na junta comercial e, de acordo com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a atividade desta empresa era de contabilidade, diferente do objeto da licitação que era a contratação de empresa do especializada na área jurídica.

Ele explica, ainda, que, das três empresas convidadas para participarem da licitação na modalidade Convite, duas delas tinham a Ludmilla como sócia-proprietária. Já a terceira empresa convidada, “Famma Assessoria e Consultoria LTDA”, sequer era da área profissional do objeto licitado, além de ter sido constatada que se tratava de empresa fantasma que vinha surrupiando os cofres públicos da prefeitura de Água Clara.

O Promotor de Justiça ressalta que além da tentativa de fraude licitatório, houve também a existência de dano e de enriquecimento ilícito, já que o próprio representante da empresa SIGMA confessou ter recebido 55 mil reais pelos serviços de assessoria e consultoria realizados à Prefeitura de Água Clara. Diante disto, pediu-se a condenação dos réus na perda da função pública em relação a Edvaldo Alves de Queiroz, e, em relação a este e aos demais requeridos, a suspensão dos direitos políticos por 8 (oito) anos, bem como a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

Dourados News /PH

Água Clara/MS, Ações Judiciais, Bloqueio de Bens, Investigação, Tentativa de Fraude Licitatória

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens