Sábado 20/04/2024 01:54

Vice da Venezuela pede ordem de prisão internacional para ex-procuradora

Mundo - Ações Públicas - Perseguição Politica

Foto: Miguel Gutierrez/EFE/Arquivo

O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, pediu nesta sexta-feira (16) à Justiça de seu país que solicite uma ordem de captura internacional contra a ex-procuradora-geral do país Luisa Ortega Díaz. Ela foi destituída no ano passado por decisão da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), que é controlada pelo governo, depois que fez críticas ao chavismo. A informação é da EFE.

"Exortamos ao Poder Judiciário e a nosso valente procurador-geral, Tareq William Saab, a solicitar a captura internacional desta foragida da Justiça para que responda pelas mortes atrozes que sua atuação como cúmplice da direita venezuelana provocou no fracassado golpe do ano passado", disse Aissami na ANC.

“Golpe de Estado”

O Executivo acusa Luisa Ortega de planejar, junto com a oposição venezuelana e governos estrangeiros, um “golpe de Estado” contra o presidente Nicolás Maduro.

As declarações do vice-presidente acontecem no mesmo dia em que a ex-procuradora-geral denunciou no Tribunal Penal Internacional (TPI) Maduro e dois funcionários do alto escalão do seu governo pelo "massacre" cometido contra o grupo do ex-policial Óscar Pérez, que morreu em janeiro em uma operação das forças de inteligência da Venezuela.

Aissami afirmou hoje que o papel da antiga titular do Ministério Público durante os protestos antigovernamentais do ano passado naquela "conspiração" foi de "inação deliberada". O vice-presidente indicou ainda que Luisa Ortega manteve uma "conduta infame" e deve "responder a muitas das dúvidas" que surgiram no ano passado durante os protestos antigovernamentais.

Remoção e fuga

Em agosto, a então procuradora-geral foi removida de seu cargo pela Assembleia Constituinte, que colocou em seu lugar Tareq William Saab, um chavista que esteve à frente da Defensoria Pública. A ANC tomou essa decisão após ser informada pelo Supremo Tribunal que Ortega tinha sido suspensa "por supostamente ter cometido faltas graves no exercício de seu cargo".

No mesmo dia, a já ex-procuradora teve suas contas congeladas, foi inabilitada para exercer cargos públicos e proibida de sair do país. As ações levaram Luisa Ortega a não reconhecer as decisões do Supremo, ao considerar que o mesmo é composto por magistrados "ilegítimos", que ela mesma impugnou por supostas irregularidades em suas nomeações.

No final de agosto, o governo da Colômbia informou que Luisa Ortega havia chegado ao país em um "voo privado".

Entre as denúncias que efetuou já fora da Venezuela, ela relacionou o presidente Nicolás Maduro e o "número 2" do chavismo, o governista Diosdado Cabello, de vínculos corruptos com a empresa brasileira Odebrecht.

Agência Brasil/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens