Quarta-Feira 24/04/2024 04:41

Forças Armadas deixam a Vila Kennedy nas próximas semanas

Brasil - Segurança Pública - Reforço na Segurança

Dentro de duas ou três semanas, os militares das forças integradas de segurança devem deixar definitivamente a comunidade na Zona Oeste do Rio.

Foto: Tanque do Exército derruba barreiras colocadas por traficantes na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, em uma das operações na comunidade (Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Os militares das forças integradas de segurança devem deixar definitivamente a comunidade de Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, daqui a duas ou três semanas, informou o coronel Carlos Frederico Cinelli, chefe de comunicação do Comando Militar do Leste (CML), na manhã desta terça-feira (20).

Há quase um mês, homens das Forças Armadas entraram na comunidade nas chamadas operações de estabilização do território. Em entrevista à TV Globo no dia 7 de março, o interventor federal no Rio de Janeiro, general Braga Netto, afirmou que a experiência na Vila Kennedy seria usada como modelo para a intervenção na segurança do estado.

Segundo Cinelli, atualmente cerca de 50 militares fazem o patrulhamento diário na Vila Kennedy, junto com efetivo semelhante de policiais militares. As primeiras operações da força de segurança chegaram a contar com 1,4 mil homens, que trabalharam principalmente na retirada de obstáculos e barricadas dos acessos da comunidade.

"Ainda não temos os dados consolidados do Instituto de Segurança Pública (ISP), mas houve uma redução do número de casos de roubos de veículos e de cargas na região. Aumentou a percepção de segurança na comunidade. Há um decréscimo gradual do número de militares na Vila Kennedy. Ou seja, os militares vão saindo enquanto a PM vai entrando gradativamente na comunidade", disse o coronel.

Fases da operação na Vila Kennedy

Cinelli afirmou que, na primeira fase da operação, os militares trabalharam na retirada de barricadas e obstáculos para permitir o livre acesso não só dos moradores, mas dos carros de polícia e da entrada de serviços na Vila Kennedy.

Na segunda fase, com cerca de 300 homens, foi feito o trabalho social de ordenamento da comunidade e recuperação da estrutura da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). E agora, os militares fazem o patrulhamento diário junto com os PMs.

O coronel informou que ações de estabilização de território semelhantes a realizada na Vila Kennedy estão sendo planejadas, mas que nada impede que haja deslocamentos para operações pontuais em outras regiões do estado. Segundo ele, tudo vai depender dos dados coletados pela inteligência e dos acontecimentos relativos à segurança no Rio de Janeiro.

Desde o dia 12 deste mês, os militares passaram a fazer o patrulhamento diário na comunidade. Ao todo, cerca de 300 militares participaram de ações da Vila Kennedy diariamente na semana passada. A fiscalização durante o dia ficou sob o comando das tropas militares e, à noite, a Polícia Militar ficou responsável pela segurança pública na região.

Desde o final de fevereiro, agentes das forças de segurança fazem operação na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio. As primeiras ações na comunidade ganharam destaque após os militares tirarem fotos de moradores e seus documentos para checar se eles tinham antecedentes criminais.

"Estamos em Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia exatamente como a primeira ação de intervenção em que vamos trazer todo o estado para dentro da comunidade. Quando falo estado não é somente a parte policial. A parte policial é importante para dar segurança, mas é o restante do serviço do estado e da prefeitura que tem de entrar", disse o general Braga Netto na entrevista do início deste mês.

G1

Forças armadas, Vila Kennedy,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens