Quarta-Feira 24/04/2024 22:12

Prefeitos apresentam encaminhamentos de oficinas do Fórum Mundial da Água

Brasil - Ações Públicas - FMA 2018/Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Os encaminhamentos e os avanços obtidos nas oficinas do 8º Fórum Mundial da Água, com a participação de prefeitos, foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 21 de março. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou as atividades, e destaca as ponderações dos prefeitos de Coaraci (BA), Jadson Galvão, e de Nova Ipixuna, Maria da Graça, além da apresentação do representante da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Jean Baptiste.

Inicialmente, foram apresentados os resultados dos debates que trataram os temas equidade, financiamento, governança e capacidades. Nesse momento, o prefeito Galvão destacou iniciativas desenvolvidas no Nordeste brasileiro. Segundo ele, o painel ocorrido no dia anterior recebeu outros prefeitos com realidades distintas, mas com o desafio incomum de promover acesso à água para a população mais carente, que não tem condições de pagar pelo acesso.

Preservar as fontes de água; criar medidas para enfrentar os períodos de seca intensa e/ou de enchentes; firmar parcerias com os Municípios vizinhos para promover ações em conjunto; e implantar rede de saneamento para evitar o lançamento de esgoto nos rios são alguns dos desafios enfrentados pelos governos locais no Brasil. “Nosso esgoto é lançado nos rios e nós precisamos de ajuda para lidar com isso”, destacou o prefeito de Coaraci.

Ag. CNMGovernança
No mesmo painel, o representante da CGLU mencionou os destaques da oficina que tratou sobre governança. Dentre esses, Baptiste falou da pressão sofrida pelos governos locais, que acabam assumindo as responsabilidades. Também fizeram o uso da palavra, para apresentar os avanços obtidos, o prefeito de Santa Catarina, de Cabo Verde, José Fernandes, e o diretor executivo da Caribbean Water & Sewerage Association Inc (Cawasa), Ignatius Jean.

Encerrada a primeira parte da plenária, mais quatro participantes foram convidados a compor a mesa para apresentarem suas considerações sobre as oficinas que trataram de planejamento, resiliência, saneamento e eficiência. Nesse momento, a prefeita de Nova Ipixuna destacou os avanços registrados no debate que abriu espaço para mostrar iniciativas de sucesso no tema eficiência.

Ações
Maria da Graça alertou para as diferenças regionais do Brasil, os marcos legais de garantia dos recursos hídricos e as experiências exitosas de outros países, que garantem a eficiência no fornecimento e no uso adequado da água. “A água interfere em vários sistemas, como: sanitário, econômico, produção, transporte e muitos outros. Está diretamente ligada à produção de alimentos, sendo necessárias técnicas diversas para o seu uso e seu aproveitamento para diversas finalidades”, salientou a gestora.

Ag. CNMA prefeita mencionou iniciativas, já em andamento no Brasil e no mundo, que visam à redução da poluição dos córregos por agrotóxicos; investimento em reservatórios para tratamento da água do mar e para a redução da poluição. Também falou de políticas públicas que propõe reduzir o uso de água nas residências, e finalizou com a experiência de dessalinização de água para comunidades que são dependentes de carro-pipa para o fornecimento.

Caminhos
“Os caminhos para combater a escassez com eficiência ainda estão muito além do necessário, seja pelas diversidades regionais, influencias climáticas, recursos financeiros municipais, tecnologias inovadoras e sua manutenção, conscientização da população ao uso de recursos hídricos e boas práticas”, declarou Maria. Para ela, só com atividade conjunta, governo e população, aliada a ideias inovadoras, acessíveis a cada realidade, haverá uma melhoria na qualidade de vida de toda a população.

Chamou a atenção o integrante da mesa que falou sobre saneamento. O prefeito de Houdan, na França, Jean Marié Tetart, começou sua apresentação relatando os desafios que o Brasil enfrenta para universalizar o saneamento básico. Segundo ele, existem muitas pessoas sem acesso a banheiros para necessidades básicas. O prefeito de Bulawayo, em Zimbabwe, Martin Moyo, e a diretora da Nkana Water and Sewerage Company (NWSC), Diana Makwaba, também apresentaram suas considerações.

Portal CNM

FMA 2018, Saneamento, Tratamento de água

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens