Terça-Feira 23/04/2024 21:09

Consórcio Brasil Central promove seminário com foco em articulação institucional e comércio internacional

Brasil - Geral - Seminário

Evento será realizado em Brasília e contará com a participação do governador Reinaldo Azambuja, além de secretários de governo.

Foto: Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja e os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, representam Mato Grosso do Sul no “Seminário Brasil Central: Transpondo Barreiras e Ampliando Fronteiras”, que acontece nesta sexta-feira (23.3), em Brasília.

O evento é promovido pelo Consórcio Brasil Central (BrC), entidade que reúne sete estados com foco em cooperação, competitividade e desenvolvimento mútuo.

O seminário inédito é o primeiro, de uma série de três, que tratarão de temas desenvolvidos no planejamento estratégico do consórcio. As próximas edições destacarão outras áreas centrais ao projeto, como desenvolvimento econômico e sustentável, infraestrutura e logística, e gestão pública e ambiente de negócios. “A construção de uma política pública de desenvolvimento integrado é o foco do consórcio. Esse seminário é uma oportunidade de entender a fundo as necessidades de cada estado e as maneiras como poderemos contribuir”, afirma o governador.

Durante o encontro, também ocorrerá a posse do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, que assume a presidência do Consórcio pelo ano de 2018. O presidente anterior, o governador Marconi Perillo, de Goiás, presidiu o BrC em 2016 e 2017. Ambos foram escolhidos para o cargo por meio de votação pela Assembleia Geral, composta pelos sete governadores.

“Encontramos no consórcio uma maneira de unir forças para crescer. Existe um importante trabalho de planejamento e inteligência, que garante que cada estado ofereça aquilo em que é melhor e seja suprido naquilo que falta”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja. Segundo ele, o Consórcio favorece a criação de um ambiente positivo e sustentável para negócios e fortalece a região como um ‘player’ no mercado internacional.

O secretário Eduardo Riedel, conselheiro de administração do Consórcio Brasil Central, aponta que o propósito do Consórcio é garantir a integração para que até 2028 a região seja reconhecida com o maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul. “Com o Brasil Central, queremos ampliar a integração com o mercado internacional. Reconhecemos as vocações produtivas da região e estamos trabalhando em diversas frentes para garantir a sustentabilidade desse modelo”, ressalta.

Consórcio Brasil Central

Todas essas temáticas são complexas, por isso, um dos melhores caminhos para desenvolver projetos nessas áreas é começar o planejamento por meio de debates com autoridades de cada um dos setores que envolvem as temáticas”, explica Leonardo Jayme Arimatéia, secretário executivo do consórcio interestadual. Além dos governadores e secretários, os seminários reúnem especialistas e público estratégico, como presidentes de federações nacionais e lideranças empresariais, criando-se um ambiente favorável à geração de conhecimento e informações.

Formado pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia, o Consórcio Brasil Central é pioneiro na integração interestadual no Brasil, atuando desde 1962 na integração regional. Suas áreas de atuação estratégica são desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística, articulação institucional, ambiente de negócios e gestão pública.

O consórcio atua, no momento, na execução de um projeto de planejamento que compreende o período entre 2016 e 2028. Sua missão é promover o desenvolvimento integrado do Brasil Central, formulando políticas regionais e a viabilização de projetos, parcerias, recursos e competências orientados à melhoria da competitividade da região.

A proposta é que na próxima década, o crescimento econômico seja acelerado por meio do cumprimento de metas como dobrar o crescimento de participação no PIB em comparação com o período de 2003-2013, alcançar o posto de segunda região mais exportadora do Brasil, garantir que todos os estados tenham 90% dos jovens de até 19 anos com o ensino médio concluído e alcançar percentual médio de pobreza de 6,2% na região.

Periodicamente são realizados os encontros do Fórum de Governadores, nos quais a Assembleia Geral, composta pelos sete governadores do bloco, tem a oportunidade de discutir prioridades, analisar os balanços e definir os rumos que serão tomados. Campo Grande foi palco da quarta reunião, em agosto de 2017. Além do fórum, reuniões do Conselho Administrativo, assim como outros encontros com representantes de áreas estratégicas dos governos, alinham os rumos do consórcio.

Portal MS

Consórcio Brasil Central, articulação institucional, comércio internacional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens