Quinta-Feira 25/04/2024 14:52

Procon vai levar ao MPE "dossiê" sobre reclamações contra Uniderp

Estado - Geral - Reclamações

Foto: Paulo Francis

O Procon está mapeando todas as reclamações que recebeu contra a Uniderp e vai encaminhar o dossiê ao MPE (Ministério Público Estadual). O superintendente do órgão, Marcelo Salomão, disse que a medida se deve ao aumento na demanda contra a instituição. “Até a semana que vem já terminaremos de compilar todas as denúncias”, disse o gestor ao Campo Grande News nesta quinta-feira (22).

A instituição de ensino motivou 209 atendimentos somente este ano, quase três por dia. Ano passado foram 854 reclamações, duas por dia. Esses números levam em conta todas as três pessoas jurídicas que fazem parte do conglomerado. Somente na EAD (Ensino à Distância) foram 176 casos, dos quais 159 geraram audiências e 77,84% não tiveram acordo.

Já a unidade que fica na rua Ceará ocupa a quinta posição do ranking de reclamações recebidas neste ano. Segundo balanço divulgado pelo órgão, até este mês foram registrados 163 atendimentos, dos quais 62% foram resolvidos, deixando quase 40% sem acordo. No ano passado foram 544 atendimentos com resolução de 64%.

Segundo Salomão, a maior parte dos casos envolve cobranças indevidas relacionadas a beneficiários do Fies, programa em que o Governo Federal financia custos em instituições privadas e os estudantes só pagam depois de se formar.

O caso veio à tona depois de reportagem do Campo Grande News, em que alunos dizem que os valores informados ao Ministério da Educação são maiores do que constam no sistema da própria universidade.

Além disso, estudantes que têm cem por cento das graduações pagas pelo Governo Federal estão recebendo cobranças extras, muitas vezes o custo de todo o semestre mesmo tendo renovado os contratos e entregado na coordenação a tempo.

A Defensoria Pública já abriu uma ação coletiva contra a Uniderp. Ela pede que sejam declaradas abusivas e ilegais as cobranças lançadas pela instituição de ensino a alunos com cobertura completa dos cursos ou valores adicionais para quem tem financiamento parcial.

No dia 30 de novembro do ano passado houve decisão liminar determinando que a universidade se "abstenha de incluir o nome dos alunos nos órgãos de proteção ao crédito ou, caso já tenha incluído, que promova a exclusão em relação aos débitos discutidos na presente ação, no prazo de cinco dias, a contar da intimação, sob multa de R$ 2 mil em caso de descumprimento da medida.

Estas decisões provisórias estão vigentes e, havendo descumprimento, o prejudicado pode requerer a execução da multa, por meio de cumprimento provisório de decisão. No entanto, a liberação do valor ao requerente ficará sobrestado até o final julgamento da ação em que a decisão foi preferida.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens