Quinta-Feira 25/04/2024 12:19

Estrutura de gestão do Governo do Estado participa de prêmio de competitividade

Estado - Geral - Competitividade

Construído a partir de reuniões entre o governador, secretários e mais de 200 servidores em cargos de liderança, modelo prevê ações norteadas por eixos estratégicos.

Foto: Thiago Andrade 

Com o modelo de Gestão para Resultados (GpR), o Governo de Mato Grosso do Sul concorre ao Prêmio Qualidade de Gestão MS 2018, promovido pelo movimento MS Competitivo. Nesta semana, servidores da Superintendência de Gestão Estratégica participaram da capacitação promovida pela instituição. Durante três dias, representantes da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) acompanharam os encontros e apresentaram a estrutura e os processos seguidos no Estado.

Para o superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica, Thaner Castro Nogueira, a importância de participar de um prêmio como esse é a oportunidade de receber uma avaliação isenta do modelo que vem sendo desenvolvido. Deste modo, pode-se entender o que precisa ser aprimorado e o que há de consistente na proposta. “Também queremos estimular outros entes públicos a utilizar a gestão estruturada e organizada como forma de atingir aquilo que a população espera. Esse é um papel importante que o Estado está assumindo, expondo seu modelo de trabalho para que se possa melhorar”, ressalta.

“Avaliar a gestão pública é essencial para que se possa melhorar a efetividade e a eficiência, mas também é fundamental perceber os pontos fortes e aquilo que há de pioneiro nesse modelo”, argumenta Matheus Cestari, secretário-executivo do movimento MS Competitivo. “Quando falamos de gestão pública, estamos falando em formas de melhorar o ambiente social para garantir mais qualidade de vida às pessoas e mais desenvolvimento do setor privado”.

Com o encerramento das inscrições e a capacitação dos participantes, o Prêmio MS Competitivo segue seu cronograma até outubro, quando está prevista a divulgação do resultado das avaliações e as empresas melhor pontuadas em suas categorias serão reconhecidas como vencedoras.

Modelo de gestão

A partir do modelo estabelecido em 2015 e com a criação da Rede de Gestão do Estado de Mato Grosso do Sul, passou-se a trabalhar para garantir o comprometimento e o alinhamento de todas as secretarias em torno de uma estratégia única. Entre seus objetivos, está o de tornar as responsabilidades claras na execução das ações, oferecer maior qualidade e agilidade na tomada de decisões, garantir a consistência entre decisões de curto e longo prazo, assim como apoiar e tornar claras as definições de prioridades para a organização das rotinas de cada secretaria.

Com a elaboração do Mapa Estratégico, construído em 2015, e do Plano Plurianual (PPA – 2016-2019), estabeleceram-se os eixos estratégicos a serem desenvolvidos e avaliados anualmente para que se possa mesurar o cumprimento de propostas nos eixos social, econômico e sustentável, de infraestrutura e de gestão. Todas essas atividades estão centralizadas na Superintendência de Planejamento e Gestão (SPG), da Segov.

“A definição de prioridades e seu cumprimento é um dos impactos perceptíveis com a implantação deste modelo. Temos uma visão de onde queremos chegar e, com ferramentas como os Contratos de Gestão anuais, conseguimos trabalhar no curto prazo para atingir um objetivo que está mais distante por meio de entregas consistentes”, pontua o superintendente.

Portal MS

Estrutura de gestão, prêmio de competitividade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens