Sexta-Feira 29/03/2024 11:05

Dia D: Lula, provocação e torpeza

Brasil - Ponto de Vista - Cumprimento de Pena

Para o brasileiro comum, a imagem que ficou da prisão de Lula é a de um covarde que não respeita a lei e não tem vergonha de se esconder atrás da falecida esposa e da militância

(gazetadopovo.com.br)

 

Quando Lula anunciou que faria um pronunciamento às 16 horas de sexta-feira, ainda no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde se entrincheirou desde que o juiz Sergio Moro ordenou sua prisão, na quinta-feira, já estava claro que ele não cumpriria o prazo das 17 horas para se entregar à Polícia Federal, seja em Curitiba, seja em São Paulo (dada a distância entre o sindicato e a sede da PF na capital paulista). O chefão petista preferiu ignorar as orientações de seus advogados e ouvir os radicais irresponsáveis do partido, liderados pelos senadores Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, que defendiam a desobediência à determinação judicial e a resistência à prisão.

No fim, não houve pronunciamento nenhum e continuaram as negociações com a Polícia Federal. A PF, inteligentemente, preferiu não recorrer à força, evitando assim entregar de bandeja para os petistas a narrativa vitimista que o partido sabe manipular tão bem. Lula, apesar de desrespeitar o prazo dado por Moro, também não partiu para o chamado ao confronto, até porque, astuto que é, sabe que isso seria motivo mais que suficiente para uma prisão preventiva (o que dispensaria qualquer discussão sobre a legalidade da prisão após condenação em segunda instância) e a perda de todas as prerrogativas que Moro concedeu ao petista.

Os petistas disseram o tempo todo que o “povo” protegeria Lula e tomaria as ruas por ele, mas quem deu as caras foi apenas a militância profissional

Mas houve espaço para um momento final de torpeza da parte de Lula. O ex-presidente já havia aviltado a memória da falecida esposa, Marisa Letícia, ao tentar jogar nas costas dela a responsabilidade por todas as decisões a respeito do tríplex. E, diante da prisão iminente, ele usou novamente o nome da ex-primeira-dama para alegar que só poderia se entregar após a realização de uma missa em homenagem ao aniversário natalício de Marisa Letícia na manhã deste sábado – missa esta de que ninguém havia ouvido falar até o fim da tarde de sexta, e que acabou virando uma cerimônia religiosa mais simples, ligada a um ato com a presença de artistas vassalos de Lula e um discurso recheado das mesmas mentiras e frases de efeito de sempre. Marisa Letícia, que supostamente era a razão do evento, quase não foi lembrada.

Depois do ato religioso, Lula resolveu almoçar com a família no sindicato e, então, veio o teatro: a militância estaria impedindo o carro do presidente de deixar o local – tudo convenientemente perto das 18 horas, o horário após o qual a polícia não pode mais entrar em domicílios para cumprir mandados de prisão (e, dadas as circunstâncias, seria possível interpretar que Lula se encontrava domiciliado no sindicato). A defesa de Lula tentou explicar à Polícia Federal que não se tratava de armação, mas é preciso ser muito ingênuo para acreditar que uma militância tão apaixonada ousaria contrariar a vontade de seu ídolo. A uma palavra do chefão, os militantes abririam caminho para seu veículo, ou não? Fato é que a PF deu meia hora para o impasse se resolver, do contrário Lula seria responsabilizado (provavelmente, com uma prisão preventiva); de repente, os caminhos se abriram e o ex-presidente finalmente se deslocou até o Aeroporto de Congonhas.

(Foto: Miguel Schincariol/AFP)

Todas as protelações e provocações não impediram, no entanto, o desfecho que o país esperava: agora, Lula ruma para a sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde ficará encarcerado. Ganhou algo com toda essa cena? Possivelmente não. A militância, claro, aplaudirá a “astúcia” do ex-presidente que teria “passado a perna” em Moro e na Polícia Federal ao não se submeter a seus prazos. Mas, para o brasileiro comum, mesmo aquele que tem alguma admiração por Lula e até votaria nele em outubro caso ele pudesse se candidatar, a imagem que ficou é a de um covarde que não respeita a lei e não tem vergonha de se esconder atrás da falecida esposa e de um punhado de militantes.

E como o país reagiu a Lula preso? Aqueles que previam – ou desejavam – uma enorme convulsão social deram com os burros n’água. Os petistas disseram o tempo todo que o “povo” protegeria Lula e tomaria as ruas por ele, mas quem deu as caras foi apenas a militância profissional, seja em São Bernardo do Campo – com direito a agressão a jornalistas, o que também ocorreu em outras cidades, incluindo Curitiba –, seja vandalizando prédios residenciais ou públicos (a exemplo do edifício onde mora a ministra Cármen Lúcia, em Belo Horizonte, ou o Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio), seja bloqueando estradas. Quanto a esses, espera-se que os agressores sejam identificados e presos, e que as forças de segurança restabeleçam rapidamente o direito de ir e vir onde quer que ele seja violado. Enquanto isso, o povo de verdade estava e está seguindo em frente com sua vida, aguardando ansiosamente que a Justiça e a lei prevaleçam.

Se Lula vai ficar muito ou pouco tempo na prisão a partir deste sábado, depende do Supremo Tribunal Federal. Há a possibilidade de, nesta quarta-feira, o plenário do STF votar o pedido de liminar que soltaria todos os condenados em segunda instância que aguardam recurso enquanto os ministros não votarem as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44. Se essa liminar prosperar, ou se, em algum momento, o Supremo reverter seu entendimento atual, Lula voltará para as ruas e aguardará em liberdade o julgamento dos recursos. Mas o encanto já está quebrado. E que ele não se iluda: mais cedo ou mais tarde, os tribunais superiores darão seu aval ao julgamento de Sergio Moro e do TRF-4 e não haverá mais escapatória para o chefe da “propinocracia”.

 

Gazeta do Povo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens