Sexta-Feira 26/04/2024 19:30

Curso online em Boas Práticas Agropecuárias oferecido pelo Estado consolida sustentabilidade em MS

Estado - Agropecuária - Capacitação

Foto: Chico Ribeiro

 Parceria firmada entre o Governo do Estado e a Embrapa Gado de Corte para o oferecimento do curso online em Boas Práticas Agropecuárias (BPA), consolida a produção sustentável como o modelo de desenvolvimento adotado pela administração estadual. A assinatura ocorreu na manhã desta terça-feira (10.4), no Gabinete Itinerante implantado no estande do Governo do Estado na Expogrande,

“Essa é uma parceria fundamental da Embrapa com a nossa Escola de Governo para a qualificação dos produtores que desejam se habilitar para o Precoce MS. Esse é um programa de sucesso que já conta com mil propriedades cadastradas e que agora deve avançar com a qualificação de mais pessoas, numa plataforma moderna”, comentou o governador Reinaldo Azambuja.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado por ele; pelos secretários de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; pelo Chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede; pelo presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, Wilton Maiolino; e pelo chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede.

O curso online em BPA é totalmente gratuito, modular, com carga horária de 30 horas e 60 dias para ser concluído. Ele é uma das exigências feitas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), para que o produtor rural se habilite a participar do Precoce MS e usufrua dos benefícios oferecidos pelo programa. Por meio do Acordo de Cooperação Técnica, a Embrapa, responsável pelos estudos que deram origem ao protocolo de Boas Práticas Agropecuárias, coloca todo o conteúdo do BPA à disposição da Fundação Escola de Governo para o oferecimento da capacitação na modalidade EaD.

Secretário da Semagro, Jaime Verruck, também assinou o Acordo.

O secretário Jaime Verruck lembra que o curso online em BPA “pode ser feito por qualquer pessoa interessada em Boas Práticas Agropecuárias. Esse é um modelo que inicialmente implantamos no Precoce MS, mas que agora norteia as políticas públicas de fomento no setor agropecuário. Estamos consolidando as técnicas de produção sustentável como o modelo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul”.

Precoce MS

O titular da Semagro também comentou os números atuais do Precoce MS. Inicialmente, a meta do Governo do Estado era de abater 100 mil animais por meio do Precoce MS. “O programa deu tão certo que já estamos com 455 mil animais abatidos, sendo que destes, 386 mil foram classificados como precoce, num sistema rigoroso e altamente controlado feito por três empresas independentes que fazem a classificação e tipificação das carcaças”, informou.

Atualmente, o Precoce MS conta com 1.046 produtores cadastrados, 483 profissionais e técnicos devidamente capacitados pela Semagro, CRMV-MS e Embrapa e 11 frigoríficos habilitados (com outros cinco em processo de habilitação).

Curso online e BPA

O curso foi desenvolvido pela equipe da Fundação Escola de Governo (Escolagov), em parceria com a Embrapa Gado de Corte, sob responsabilidade do professor Ezequiel Rodrigues do Valle. No primeiro módulo são abordados temas como importância e definição do Programa Novilho Precoce, oportunidades para o produtor e verificação, parcerias e resultados.

De acordo com a gerente de qualificação e formação da Escolagov, Silvana Marchini Coelho, o conteúdo é apresentado de forma interativa e após a finalização de cada módulo, será apresentado um “quiz” com três perguntas de múltipla escolha, e um questionário com cinco perguntas sorteadas a partir de um banco de questões.

No módulo 2 o tema abordado será a sustentabilidade. Questões como gestão ambiental, gestão social e gestão econômica serão colocadas de forma mais personalizada aos participantes. Já o módulo 3 será direcionado à questão de infraestrutura: Geral, de Confinamento e de Armazenamento de insumos.

O quarto módulo será composto por três aulas. Na aula 1: Bem-estar animal, detalhando questões como formação, recuperação e manejo de pastagens. Aula 2: Suplementação Animal dentro da abordagem de identificação animal e controle sanitário e aula 3: Manejo Reprodutivo.

Portal do MS /PH

Curso Online, Boas Práticas Agropecuárias, Sustentabilidade, Mato Grosso do Sul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens