Quinta-Feira 26/04/2018 01:45

Construção de seis mil casas e abertura de ruas estão previstas

Habitação - Plano Diretor

Planejamento prevê obras e serviços; resta aguardar para ver o que sairá do papel.

Foto: Previsão é de que plano diretor seja votado até junho (Valdenir Rezende/Correio do Estado)

Construção de seis mil casas, novas creches, terminais e pontos de ônibus cobertos, pavimentação e abertura de ruas estão entre as metas de obras para Campo Grande previstas no novo Plano Diretor, que deve ser votado pela Câmara de Vereadores até junho.

O plano, que já está com sua vigência mais que atrasada - deveria ter começado a valer em janeiro do ano passado - divide os objetivos dos próximos três, cinco, dez e 30 anos em sete eixos, e prevê diversos tipos de serviços e intervenções para a cidade.

Um dos mais importantes, que inclui infraestrutura urbana e habitação, prevê que até 2021, 20 academias ao ar livre devem ser implantadas. Nesse mesmo período, devem ser revisados o plano municipal de habitação, a legislação de moradias populares e elaborada a lei de regularização fundiária do município.

Mas vale ressaltar que as ações mais impactantes e substanciais estão previstas para começarem em 2023, como implantação de avenida bairro Chácara dos Poderes, ligando a BR-163 à BR-262 pela estrada NS 5. Até lá também devem ser implantadas a pista adicional da avenida Bálsamo e as ligações da Avenida Guaicurus até a Marechal Deodoro e da Avenida Ernesto Geisel até a Avenida Guaicurus.

Sete Centros de Educação Infantil (Ceinfs), três novas escolas, Laboratório Central, seis Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), três Centros de Referência em Assistência Social (CRAs), mais 20 academias ao ar livre e dois Centros de Atendimento ao Turista também estão entre as metas a serem atingidas até 2023.

Já até 2028, os objetivos são constuir seis mil moradias populares, implantar 200 mil postes de iluminação, realizar mais regularizações fundiárias, construir casas populares no Centro, novas seis UBSFs e mais 20 academias ao ar livre. 

Dentro de dez anos, ainda estão previstas, na área de infraestrutura,  a implantação de prolongamentos da Rua Doutor Zerbine até a Avenida Alto Porã; da Duque de Caxias até o anel rodoviário; duplicação da Avenida Três Barras; pavimentação da Rua EW2 até a área do parque aquático, no bairro Chácara dos Poderes e pavimentar a futura avenida que ligará a BR-163 à BR-262.

Já as metas para 30 anos dentro da área de infraestrura e habitação, são de aumentar o número de ruas pavimentadas; elaborar estudos para definir alternativas para o abastecimento de água; implantar novo anel viário, ligando as saídas de Cuiabá e São Paulo; constuir mais seis UBSFs; mais 20 academias ao ar livre e implantar o crematório municipal.

TRANSPORTE

Outro eixo deveras importante é o de mobilidade, transporte e acessibilidade tem como meta a construção de novos 250 pontos de ônibus cobertos e revisão do Plano Diretor de Mobilidade Urbana até 2021. Até 2023, o planejamento indica a implantação da intermodalidade entre os transportes coletivo, individual (carros e motos) e ativo (bicicletas e pedestres); a implantação de um novo terminal de ônibus e novos 250 abrigos. 

Já para o período de dez anos - 2018/2028 -, pretende-se contruir mais um terminal; implantar sistema de ciclovias, com ligação entre bairros; adotar novos modais de transporte (metrô de superfície, por exemplo) e instalar semáforos inteligentes interligados a Central de Monitoramento. Até 2048, a única medida prevista é de construir abrigos de ônibus inteligentes, com Wi-Fi e telas com horários de ônibus e percursos em tempo real.

MAIS

Outros eixos são ordenamento territorial; tecnologia da informação, comunicação e inovação; gestão urbana; desenvolvimento sustentável; e patrimônio natural e cultural.
Nessas áreas destacam-se projetos como de revisar as diretrizes urbanísticas, requalificação da Avenida Bom Pastor, fazer monitoramento demográfico e de densidade populacional, bem como urbanizar o distrito de Anhanduí.

Também estão previstos, até 2028, a construção de um novo Paço Municipal; implantar Central de Monitoramento com câmeras e vias inteligentes monitoradas 24 horas; concluir a obra do Terminal Intermodal e implantar Unidades de Conservação Municipal; implantar o Parque das Acácias na região dos bairros Jardim Imá e Santo Antônio; restaurar a rotunda da Esplanada Ferroviária e o Museu José Antônio Pereira e implantar Complexo Cultural da Avenida Bom Pastor.

Outras ações importantes previstas são a revitalização do Mercado Municipal e a conclusão do prédio do Centro de Belas Artes, no bairro Cabreúva. Ambos, até 2023.

A reportagem procurou o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) para comentar sobre a viabilidade do planejamento dentro dos prazos previstos, mas não obteve retorno.

Correio do Estado

Construção, casas, abertura de ruas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 3,484
Euro 4,243
Franco suíço 3,545
Yuan 0,551
Iene 0,032
Peso arg. 0,172

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens