Quinta-Feira 25/04/2024 11:12

Audiência Pública na AL debate exploração de gás de xisto em Mato Grosso do Sul

Estado - Ações Ambientais - Exploração de Gás

Foto: Priscilla Peres

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, participou nessa segunda-feira (16.4) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, sobre ” Os impactos da extração do gás de xisto no MS”, proposta pelo deputado estadual Amarildo Cruz. A intenção foi discutir sobre a exploração do combustível, seus efeitos ambientais e econômicos.

Proponente da audiência, o deputado destacou que tomou conhecimento do assunto em São Paulo e assim que começaram a falar sobre a exploração na bacia do rio Paraná, decidiu abordar o assunto, visto que São Paulo e Paraná proibiram a exploração.  “Nossa ideia é ouvir todos os lados e avaliar os impactos dessa modalidade para o Estado”.

Mato Grosso do Sul teve dois blocos de terra com potencial exploratório de gás arrematados em leilão realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Tais espaços estão localizados em Brasilândia e Santa Rita do Pardo e agora pertencem à Petrobras, que tem o direito de explorar o local por 30 anos.

O Ibama é o responsável por conceder o licenciamento ambiental para a perfuração para extração do gás e cabe ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão vinculado à Semagro, emitir as outras licenças. Porém, no Estado não há normativa que estabeleça parâmetros para emissão deste documento.

O titular da pasta, Jaime Verruck, destaca que o assunto é novo e é necessário discutir e conhecer sobre antes de avaliar as consequências e possível proibição no Estado. “Nós ainda não sabemos se há gás de xisto, em qual quantidade e qualidade desse material. Além disso, hoje não temos a necessidade desse combustível, visto que nem estamos usando tudo o que podemos do gás importado da Bolívia”.

Verruck afirma que o gás que chega até o Estado pelo Gasbol é uma energia limpa e competitiva, sem danos. Além dos impactos ambientais, a extração do gás de xisto pode encarecer o preço do gás devido à necessidade do uso de muita tecnologia. Mesmo assim, o secretário acha precipitado proibir a exploração antes de saber seus benefícios e consequências.

O secretário lembrou ainda que o Governo tem a pretensão de ser carbono neutro e para isso tem uma política de energia renovável, dentro disso, o gás natural tem trazido avanços importantes em termos de desenvolvimento, mas ao mesmo tempo perdas na questão econômica. “Não tenho dúvidas de que o Brasil caminha para o futuro nessa questão do gás, mas ainda temos situações para resolver em relação ao gás boliviano que é interessante para nós hoje”.

Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), órgão vinculado à Semagro, Márcio de Araújo, destacou que é importante se aprofundar no assunto, envolvendo a universidade do Estado para quantificar os impactos ambientais e os ganhos econômicos da exploração. “Temos que inserir a ciência e tecnologia para ampliar a pesquisa nessa área e então tomar decisões”.

Polêmica

A Coalizão No Fracking Brasil (Coesus) apresentou vídeos sobre o fracking, que é o modelo de exploração de gás de xisto, e seus impactos ambientais. A técnica bastante utilizada nos Estados Unidos para a extração do gás tem causado danos ao meio ambiente e até tremores de terras, de acordo com as informações da entidade.

O diretor da Coesos, Juliano Bueno de Araujo, explicou como é feita a exploração do gás e sua extração da rocha e consequentemente os impactos deixados em todos os lugares onde a técnica já é aplicada. A injeção de componentes químicos a terra para extração do gás estaria causando vasta contaminação nos estados que adotaram a técnica.

Silvio Jablonski, assessoria de Gestão de Risco da ANP, explicou o outro lado da situação e rebateu as críticas e perguntas feitas pela mesa. Ele defendeu que os Estados Unidos, referência na prática, têm tidos grandes ganhos econômicos e caminham para a eficiência energética através do xisto.

Em sua apresentação, Silvio afirma que a produção brasileira atual é de 111,8 mm m³/dia, mas o consumo de apenas 13 m³/dia devido as situações que ainda precisam ser aperfeiçoadas. Para ampliar a técnica, a Gasbras reúne universidades e pesquisadores que estão estudando a exploração no Brasil.

Apesar das explicações dadas na audiência, o secretário Jaime Verruck lembrou que quando a ANP decidiu leiloar os primeiros blocos de terras para exploração do gás, não foram dadas explicações sobre o tema ao Estado. “Nem nós do Governo e nem os municípios foram informados sobre isso, por isso o assunto ainda é muito novo”.

Portal do MS /PH

Audiência Pública, Exploração de Gás de Xisto, Mato Grosso do Sul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens