Quinta-Feira 25/04/2024 04:19

Cartas na manga: o que Lula fará após derrota no plenário virtual do STF

Brasil - Comportamento - Recursos Intermináveis

Maioria dos ministros da 2ª Turma votou contra recurso para tirá-lo da cadeia. Mas nem tudo está perdido para o ex-presidente. Veja quais são os próximos passos da defesa dele.

Foto: Nelson Almeida (AFP)

Os votos de mais dois ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (9), praticamente encerraram o julgamento da reclamação feita pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra sua prisão na Lava Jato. O prazo de análise no plenário virtual da Corte termina oficialmente às 23h59 desta quinta-feira (10), mas a maioria contra o recurso que pretendia tirar o petista da cadeia já foi formada um dia antes com quatro votos. A Segunda Turma é composta por Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Todos eles já votaram. Já o parecer de Celso de Mello deve ser conhecido nesta quarta e tudo indica que o resultado será unânime.

Com isso, o que era para ser a maior chance de Lula deixar a prisão se transformou em mais uma derrota retumbante do ex-presidente na Justiça. Havia expectativa de que o resultado do julgamento pudesse ser favorável ao petista com base no fato de que quatro dos cinco integrantes do colegiado são contra a prisão após condenação em segunda instância – entendimento que levou Lula para cadeia.

O ex-presidente completou na segunda-feira (7) um mês de prisão. Ele foi detido por ordem do juiz Sergio Moro para cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão na Lava Jato, com base no entendimento do Supremo sobre a possibilidade de execução da pena a partir de condenação em segundo grau. A defesa entrou com uma reclamação contra a prisão no Supremo, mas o pedido de liminar foi negado pelo ministro-relator Edson Fachin no final do mês passado.

A defesa recorreu através do agravo em reclamação, que está sendo julgado agora pela Segunda Turma. O julgamento virtual começou na última sexta-feira (4) e, como o próprio nome diz, não é presencial. Os ministros podem inserir o voto no sistema do STF a qualquer momento. Fachin foi o primeiro a rejeitar o pedido – um voto esperado e insuficiente para derrubar as expectativas positivas da defesa do petista.

Mas o jogo virou quando foi tornado público o segundo voto, de Dias Toffoli, na segunda (7). O ministro, que já foi advogado do PT antes de ingressar no Supremo, acompanhou o voto do relator, no que foi interpretado como um indicativo de que Lula poderia continuar atrás das grades. A derrota acabou se confirmando nesta quarta-feira, com os votos de Gilmar e Lewandowski.

Fim da prisão em segunda instância? Pode esquecer

Apesar do novo revés no STF, a defesa ainda tem outras armas para reverter a prisão de Lula. O petista já entrou com dois recursos no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) destinados a instâncias superiores para tentar reverter a prisão. O primeiro é o recurso especial, que vai ser julgado pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O resultado é imprevisível, mas os ministros da Corte já negaram pedidos de habeas corpus do ex-presidente no mesmo processo.

Mas a maior chance de Lula deixar a prisão não depende da defesa do petista. Trata-se do julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que questionam de maneira genérica as prisões em segunda instância. Os processos estão sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, que é contra a prisão de condenados em ações penais antes do trânsito em julgado dos processos.O segundo é o recurso extraordinário, que será analisado pelos ministros do STF. O resultado também é imprevisível, mas as sucessivas derrotas da defesa na Corte não são um bom sinal para a defesa do ex-presidente.

Se os ministros decidirem julgar as ADCs, a possibilidade de reversão do atual entendimento do STF sobre o tema é grande. Ao julgar o pedido de habeas corpus preventivo de Lula, que questionava a validade da prisão em segunda instância, a ministra Rosa Weber deu o voto decisivo ao afirmar que, apesar de ser contra a prisão em segundo grau, votaria contra o HC por respeitar o entendimento do STF sobre o tema. Mas a ministra deu indicativos de que, se as ADCs entrarem na pauta, vai votar contra as prisões.

A derrota no plenário virtual, porém, é um forte indício de que a Suprema Corte não deve debater a prisão em segunda instância até pelo menos antes das eleições. Apesar de Marco Aurélio já ter liberado as ADCs para julgamento no plenário, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, já se manifestou contra a apreciação das ações enquanto ela for a presidente do Supremo. Ela deixará a presidência do poder Judiciário em setembro deste ano – Dias Toffoli será o novo presidente até 2020.

Gazeta do Povo

Luiz Inácio Lula da Silva,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens