Terça-Feira 22/05/2018 15:56

Internet e acesso à informação podem contribuir para redução do uso de drogas

Brasil - Novas Tecnologias - Redução do Uso de Drogas

Foto: Divulgação

A expansão da internet e a facilidade de acesso a informações podem contribuir também com a redução do uso de álcool e drogas em um futuro próximo, conforme indica pesquisa do Repórter Unesp – conduzida pela Universidade Federal de São Paulo (USP)O texto Uma geração que já nasceu conectada e mais informada, divulgado no site do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), destacou o levantamento que mostra uma tendência de uso habitual de drogas entre jovens.

As substâncias lícitas e ilícitas estão mais presentes no cotidiano de jovens e adultos com faixa etária entre 20 e 39 anos. De acordo com a pesquisa, feita com de 345 pessoas, apenas 10,5% disseram não consumir nenhum tipo de bebida alcóolica e outros 33,5% afirmaram nunca ter usado nenhum tipo de droga ilícita. Os dados mostraram ainda que o consumo está mais presente entre a população jovem, com forte influência do contexto histórico e sociocultural, em suas diversas formas de representação.

Ainda segundo a pesquisa, a maconha é a droga mais consumida pelos brasileiros, o que explica a mobilização entre grupos da sociedade civil a favor da legalização e do comércio, a exemplo da Marcha da maconha. Compreendida como a porta de entrada das drogas ilícitas, a droga foi durante muito tempo considerada a grande vilã. Mas, hoje, já se reconhece o seu benefício em tratamentos de saúde.

Comportamento
Os especialistas ouvidos pela publicação sinalizam que o acesso à internet e a maior veiculação de informações sobre os problemas causados pela dependência química, seja de ordem social, econômica e/ou de saúde pública, pode ter forte influência na mudança de hábitos comportamentais que causam intenso uso de drogas na atualidade.

UnespApesar de os dados indicarem consumo considerável de drogas entre os brasileiros, o psiquiatra e pesquisador do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, Guilherme Kortas, acredita que os dados atuais apontam para o comportamento moderado dos jovens em relação ao álcool. “O antigo hábito de beber se tornou uma prática mal vista por uma geração que se acostumou a ter a sua imagem exposta nas redes sociais”, afirmou.

Perigo
Kortas ressaltou que os perigos da relação abusiva, com quaisquer dos psicoativos, estão além da dependência em si, isso por serem responsáveis pelo acometimento de outros 200 tipos de doenças, dentre as quais a cirrose e o câncer.

Em contrapartida, as razões para a manutenção do uso entre os jovens são diversas e a maioria já teve experiência excedente de consumo. Nesse sentido, a psicóloga que trabalhou com dependentes químicos em situação de rua, Letícia Fava, aponta para alguns fatores motivacionais, como: fuga de problemas e situações de conflito e/ou dor; falta de perspectiva de vida; abandono e relações de violência familiar; necessidade de pertencimento a um grupo social; e busca por novas experiências.

Portal CNM

Manifestos, Internet, Uso de Drogas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 3,640
Euro 4,291
Franco suíço 3,668
Yuan 0,572
Iene 0,033
Peso arg. 0,150

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens