Sábado 20/04/2024 00:30

Em Três Lagoas, reconstrução da calçada da Lagoa Maior proporciona trabalho e dignidade a reeducandos

Obras - Melhorias da Infraestrutura

Foto: Divulgação

A parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a prefeitura de Três Lagoas tem beneficiado a população local com o trabalho desenvolvido por detentos dos regimes semiaberto e aberto. Ao todo, 74 internos prestam serviços em diversas secretarias municipais e órgãos públicos.

Pelas mãos dos reeducandos da Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, é feita a revitalização, preservação e limpeza de áreas públicas de Três Lagoas, além de reforma e manutenção de escolas. A iniciativa existe há mais de um ano e conta com o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

Dentre as importantes atividades desenvolvidas está a finalização da primeira etapa da reconstrução da calçada da Lagoa Maior, principal cartão postal de Três Lagoas. Com a mão de obra de 12 reeducandos, a obra abrange cerca de dois mil metros quadrados de calçada, que está sendo feita com blocos de concreto (paver).

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Dirceu Deguti, a reconstrução terá um investimento extremamente reduzido, pois o maior custo, é a mão de obra. “Como contamos com o apoio dos reeducandos, o custo se resume basicamente à areia e cimento, já que os pavers são frutos de doação”, explica.

A calçada conta com piso tátil para orientação de pessoas com deficiência visual e desvios respeitando o posicionamento de árvores existentes na orla. “Tivemos todo o cuidado para dar segurança e conforto ao pedestre sem desrespeitar a natureza”, diz Deguti afirmando que a conclusão da etapa melhorou significativamente a qualidade do tráfego de pedestres.

Em parte do trecho da calçada, onde existe um extravasor de águas, foi necessária a construção de uma laje, bem como, uma grade que será instalada para garantir a segurança do pedestre.

Conforme o diretor da Colônia Penal, José Antônio Garcia Sales, o principal objetivo dessa parceria é dar uma oportunidade de trabalho aos detentos, além de qualificá-los profissionalmente. “Temos pedreiros, eletricistas, marceneiros e serralheiros; o que garante um trabalho de qualidade”, destaca o diretor.

Além dos trabalhos realizados na Seintra, outros 44 reeducandos atendem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) na manutenção de áreas verdes, praças, canteiros e lagoas; 15 internos executam serviços como eletricista, encanador e pedreiro pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec); e mais três trabalham na manutenção do Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox”, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect), por meio da Diretoria de Turismo.

Pelos serviços prestados, os custodiados que trabalham por meio da parceria entre Agepen e Prefeitura recebem remuneração estipulada pelo convênio, equivalente a um salário mínimo vigente, e diminuição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme prevê a legislação.

Portal MS

Reconstrução de calçada, Lagoa Maior, blocos de concreto

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens