Quinta-Feira 25/04/2024 18:26

MPE tem 49 investigações sobre crimes ambientais em menos de 1 ano

Ações Policiais - Crime Ambiental

Lavouras avançam próximas da nascente do rio Mimoso (Foto: Divulgação/PMA)

As lavouras e produções do agronegócio avançam sobre Bonito, a 257 km da Capital, que já tem 26% do território ocupado pelas plantações. As lavouras já são 70,5% da bacia do rio da prata. Em dez meses, desde que atua na comarca, o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, Alexandre Estuqui Junior, já instaurou 49 inquéritos civis para investigar crimes ambientais.

A maioria deles, explica o promotor, investigam proprietários rurais. Entre os crimes, está a supressão da vegetação. Ao menos 20% da vegetação deve ser mantida nas propriedades, estipula a legislação. Em casos especiais, como os de nascentes, a porção a ser preservada deve ser ainda maior. Os arrendatários de terra também são um problema, explica o promotor.

“As lavouras estão crescendo bastante recentemente. O problema não é o crescimento, o que a gente vê é que na verdade tem muita terra arrendada e a pessoa que está na terra não está respeitando muito a legislação. Temos dois casos da pessoa que estava na terra e deixou um problema ambiental”, explica.

Mapeamento de uso da terra e cobertura vegetal na região, produzido pelo geógrafo Bruno Mendonça, em sua dissertação de mestrado, mostra avanço expressivo do desmatamento para introdução de atividades agropecuárias.

De acordo com o levantamento, na bacia do rio da Prata, as atividades agropecuárias ocupavam, em 1986, área correspondente a 57,93% da região. Em 1997, aumentou para 63,23%; depois, em 2007, para 70,29%; no ano de 2015, estava em 70,54%.

No mesmo período, a cobertura vegetal caiu praticamente pela metade: de 31,26% em 1986 para 16,63% em 2015. Em 1997, equivalia a 21,56% e, em 2007, a 17,02%. Quanto ao solo exposto, de 0% em 1986 e 1997, subiu para 0,004% em 2007 e 0,09% em 2015.

“80% [inquéritos] são contra proprietários rurais, são das mais variáveis, vai desde a supressão de vegetação, supressão em áreas de app (área de proteção permanente). Tem um caso em que tinha uma nascente no meio de uma lavoura, em tese ela tem que ser protegida por lei. Tinha uma nascente que o proprietário não respeitou”.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram um crescimento expressivo das áreas plantadas com grãos no município de Bonito nos últimos anos. Em 2014, havia soja em 38,7 mil hectares. Essa área subiu para 46 mil neste ano. O incremento é de 18,86%. No mesmo intervalo, a área plantada em todo o estado com a oleaginosa cresceu 15,67%, de 2,3 milhões de hectares para 2,66 milhões de hectares.

“O que acontece, a gente acaba falando que o proprietário tem responsabilidade, mas o que eu vejo é que o município, o Estado e o sindicato rural têm que se unir para discutir uma legislação mais restritiva. Precisamos de uma atenção especial dos orgãos estaduais e municipais. É uma lei recente, é uma questão que a gente tem que analisar aos olhos de Bonito, leis estaduais e municipais podem dar uma restrição, podem preservar outras áreas, como as áreas banháveis, que não existe até hoje uma proteção certa pelo Código Florestal”, explica o promotor.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens