Sexta-Feira 26/04/2024 16:40

Vice-governadora recebe ex-ministro Aldo Rebelo e trata de segurança na fronteira

Estado - Ações Públicas - Segurança na Fronteira

Rose Modesto representou o governador Reinaldo Azambuja na agenda, que ocorreu esta manhã na Governadoria.

Foto: Leca

A vice-governadora Rose Modesto recebeu na manhã desta segunda-feira (21.5), em seu gabinete na Governadoria, o ex-ministro da Defesa e deputado federal Aldo Rebelo, que cumpre agenda em Campo Grande. No encontro foram tratadas questões nacionais que refletem ao Mato Grosso do Sul, como a necessidade de apoio da União para blindar as fronteiras sul-mato-grossenses.

“A questão da segurança é muito emblemática para nós aqui. Temos duas fronteiras secas, com o Paraguai e a Bolívia, e o tráfico de drogas ocorre pelo chão, pelo ar, pelos rios. Se nós tivéssemos maior presença das forças federais na nossa fronteira diminuiria isso”, afirmou a vice-governadora.

Ela tratou também da custódia da população carcerária que onera o Estado. “Esse é um problema seríssimo para nós porque os presos transnacionais que ficam aqui elevam nossa despesa com a segurança. Nós temos uma população carcerária de cerca de 15 mil detentos e cerca de 50% deles deveriam ser custeados pela União. Isso custa R$ 140 milhões ano para manter esses presos, tivemos que entrar na Justiça para não termos mais que arcar com essa despesa”’, detalhou.

No encontro foram tratadas questões nacionais que refletem ao MS, como a necessidade de apoio da União para blindar as fronteiras.

Para o deputado federal, o Governo terá de investir cada vez mais em tecnologia voltada para a segurança como forma de driblar as dificuldades, como as dimensões da fronteira brasileira. “O Brasil tem 17 mil quilômetros de fronteira, somente com a Bolívia são 3,7 mil. Por isso, teremos que usar cada vez mais inteligência e tecnologia para conseguir proteger toda essa extensão”, afirmou.

Ele destacou o monitoramento por vídeo que já vem sendo feito em diversas cidades de MS como forma de driblar as dificuldades. “Qualquer infração que você identificar na placa pela câmera permite que a abordagem seja feita em cinco minutos. Executamos operações para testar e a eficiência desse sistema é muito grande”, destacou o ex-ministro da Defesa sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), nacional e cuja implantação foi iniciada por Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai. 

Agenda em MS

Na visita, Aldo Rebelo disse ter afinidade com Mato Grosso do Sul e a Capital. “Desde a época de estudante vinha a Campo Grande. Como ministro de quatro ministérios diferentes sempre vim aqui. E Mato Grosso do Sul está situado entre duas fronteiras de desenvolvimento: a agropecuária e a mineral”, afirmou ele, destacando que esse potencial deve ser cada vez estimulado. 

Portal do MS /PH

Mato Grosso do Sul, Ações Públicas, Segurança na Fronteira, Reinaldo Azambuja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens