Quinta-Feira 18/04/2024 12:29

Edu Gaspar revela plano de Tite para Neymar recuperar a confiança após lesão

Brasil - Esporte - Futebol

Coordenador deixa claro que grupo está muito confiante na preparação para a Copa do Mundo da Rússia

 

Edu Gaspar durante coletiva de imprensa no primeiro dia de preparação na Granja Comary (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

O coordenador da seleção brasileira, Edu Gaspar, conversou com os jornalistas nesta segunda-feira no início da preparação na Granja Comary, em Teresópolis, para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ele deixou claro que o técnico Tite terá uma atenção e conversa especial com Neymar, que está em fase final de recuperação de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, que o deixou fora dos gramados por três meses.

- O Tite vai ser o cara que vai falar bastante sobre esses pontos, o importante. Vou adiantar um ponto que foge um pouco da minha área. O Neymar vai receber do Tite a informação que ficou três meses parado, e não será o Neymar excepcional depois disso. Vamos criar uma base para que ele possa ganhar de novo a confiança e vá subindo sem pressão exagerada quanto ao seu desempenho. O Tite vai passar isso para que ele tenha segurança de fazer bem treinamentos, o primeiro amistoso, não absorva pressão desnecessária. Esse é o objetivo que temos com ele, para que ele possa ter um grande desempenho. E com certeza terá - afirmou.

Edu Gaspar também apontou que o grupo está muito preparado para realizar uma grande preparação e competição. E que todos estão seguros das decisões que estão sendo tomadas.

- Estamos no momento especial das nossas vidas, carreiras profissionais. Um momento de muita segurança nas decisões tomadas, independentemente da quantidade de jogos dos atletas. Temos total segurança e estamos confortáveis aqui para fazermos uma grande preparação, uma grande Copa do Mundo. Temos pela frente ainda 27 dias de preparação, dois amistosos, muitas decisões podem ser tomadas ainda. O importante é estarmos seguros das decisões - disse.

Confira mais trechos da coletiva de Edu Gaspar

Preparação de Neymar:

- Quanto ao Neymar, vai seguir protocolo que já vem fazendo no Paris Saint-Germain. Tem essa parte física, depois técnica, mas também a parte emocional, da responsabilidade, para que ele tenha a real dimensão do que estamos pensando. Não estamos pensando só no Neymar, essas estratégias de comunicação são com todos os atletas. Para quem está vindo de título, de pós-lesão... Temos uma série de outros nomes para que todos saibam bem o que estamos pensando.

Lista com os 35 nomes:

- Perante o regulamento, somos obrigados a mandar uma lista de até 35 nomes. E o regulamento também nos dá prerrogativa de enviar o final list até dia 4. Tenho o direito de antecipar a lista final (de 23 atletas) e derrubo a lista de 35 atletas. Surgiram preocupações se alguém se machucasse. Não. Qualquer atleta que venha a ter qualquer tipo de problema, eu não preciso ter outro na lista. O Tite pode convocar qualquer jogador até 24 horas antes do início do jogo. Mas é importante saberem que, mesmo com esses detalhes, pedimos à Conmebol para liberarem os jogadores que vão jogar Libertadores e Brasileiro. Isso é só para estarmos 100% seguros. Foi por aí que seguimos.

Trabalho completo nos últimos dois anos:

- Espero que sim. Porque o trabalho todo que estamos fazendo ao longo desses anos, tudo que acompanharam, nossas observações, nosso empenho. Tudo foi realmente muito bem controlado. Foi uma dedicação incrível que tivemos para estarmos seguros neste momento. Estou ansioso para ver as coisas acontecendo. Tudo o que foi planejado, discutido e observado nos dá segurança, só que as coisas que vão acontecer podem ser coisas novas, mas podem ter certeza de que tudo foi muito bem pensado, discutido. Não só comigo, comissão técnica, mas questão administrativa. Até a questão com vocês (jornalistas), de criar relação bacana com a imprensa... Isso também foi discutido com nossa equipe de comunicação.

Convidados na Granja Comary:

- Vale lembrar que passamos momentos diferentes. Se pegar 2014, 10, as coisas vão mudando. Nós também mudamos para aquilo que entendemos ser o melhor para a seleção brasileira. Foi tudo bem pensado. Inclusive, estar na Granja Comary foi pensado para estar próximo de vocês, dos torcedores, dos patrocinadores. Sendo bem organizado e claro, não vejo nenhum tipo de problema. Estou pensando em fazer treino aberto na Granja Comary para quem puder estar perto.

Ansiedade dos estreantes em Copas:

- Tem uma realidade que está aí, todos nós somos novos de Seleção. Temos nossas dificuldades, talvez falta de experiência em seleção. Mas estamos preparados. Quanto a profissionais que possam vir a estar aqui. Conversamos com muitos profissionais antes de estarmos aqui. Absorvemos todas as informações possíveis e imagináveis. Ex-jogadores, jogadores. Para que a gente possa estar preparado para tudo o que vier. Estamos seguros com relação a essas questões. Vamos criar nossa dinâmica, nossos processos, para estarmos bem cada vez mais.

Expectativa para a estreia na Copa:

- Na verdade, estou louco para que chegue todo mundo. Você se sente fortalecido. Estou louco para que comece logo. Porque dia 17 ainda vai demorar um pouquinho. Temos dois jogos importantes de preparação. O ideal é fazer muito bem essa preparação. Daí entra a Copa do Mundo, entra outro processo.

Jogadores na final da Champions:

- Eles (Roberto Firmino, Marcelo e Casemiro) se apresentam na segunda-feira em Londres. Jogam no sábado, devem ir direto para seus países, têm domingo de folga e se apresentam na segunda. Tudo correto.

Experiência e futuro na Seleção:

- Não podemos negar que a experiência te traz vivência diferenciada. Dois anos de Seleção, me sinto jovem ainda dentro da seleção brasileira, Tite também, a comissão também. Quanto mais tempo, mais segurança, mais oportunidade de observar atleta. Mas o Tite está em um momento especial, espetacular, taticamente, emocionalmente. Com vocês, com o grupo. Foi o que trouxe esse rápido resultado, essa virada de autoestima que trouxemos à seleção brasileira. Não escondo a alegria e a satisfação de estar no meu cargo. O desejo de longevidade existe, mas tudo tem seu tempo, sua hora de discussão. Hoje ficou em segundo plano. Nosso foco é total na preparação para a Copa. Depois da Copa, vamos ter nosso tempo, repensar um pouco mais as situações e dar continuidade, uma sequência, ou não.

Condição física de Neymar:

- Vou passar o que me passam. Conversando com Fábio (Mahseredjian) e Ricardo Rosa, eles estão bastante otimistas com a recuperação, para um período de jogo ou jogo inteiro no dia 3. Levando em consideração o que eles trazem para nós de informação, nos dá segurança de que ele tenha todas as condições para o dia 17.

Lado emocional dos jogadores:

- Sinceramente, foi um contato rápido. Eles se trocam, vão almoçar, fazem exames. Mas o que posso dizer é que a maioria está chegando com autoestima muito legal. A maioria vindo de conquistas, de grandes clubes. É aproveitar esse bom momento para dar continuidade a isso e iniciar bem nossos jogos. Outros atletas que não estão chegando com esse nível que chegam alguns de títulos, chegam num período de lesão. Fagner, por exemplo. É importante trazê-los para perto, para dar a devida confiança, para retomarem o bom desempenho.

Maior desafio profissional:

- Sem dúvida nenhuma, está sendo o maior desafio da minha carreira, tanto na época como atleta quanto como coordenador de seleções. É desafiador, prazeroso ao mesmo tempo. Mas tem momento em que você tem que dar passo para frente em muitas decisões. Não quero ser repetitivo, mas o importante é a segurança das nossas decisões. Isso me traz alegria, junto com minha responsabilidade, mas o desafio está sendo um dos mais importantes da minha vida profissional.

Favoritismo na Copa:

- Acho positivo, sim. Temos que parar de ter medo da positividade. Parar de ter medo de falar que o Brasil é um dos favoritos. Mas também temos que ter consciência de não transformar isso em um peso. Mas ser realista. Não, Brasil é também. Assumir responsabilidade não é problema nenhum. Somos uma seleção que vamos brigar pelo título. Temos uma grande seleção? Temos uma grande seleção. Óbvio que é bom ter poucas pessoas contestando, sinal de que Tite e o grupo de apoio estão fazendo grande trabalho. Mas sem transformar isso em carga excessiva.

Importância dos dois amistosos (contra Croácia e Áustria):

- Foi conversado hoje sobre a devida importância e a preocupação de fazer grandes jogos. Aí sim estaremos muito próximos da estreia na Copa. O Tite vai falar com vocês: a ideia é já considerar jogo de Copa do Mundo. É dar realidade total a esses jogos para entrarmos bem na Copa. Foram dois jogos muito bem pensados. Foram seleções que estudamos taticamente, entendendo realmente isso ser o ideal para nós. A importância é maior hoje do que a própria estreia.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Seleção Brasileira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens