Sexta-Feira 19/04/2024 15:20

Insatisfeitos com reeleição de Maduro, venezuelanos em RR relatam falta de perspectiva: 'desacreditados'

Mundo - Política - Eleições 2018

Em votação marcada por abstenção e denúncias de fraude, Maduro foi reeleito no domingo (20) para mandato de mais 6 anos. 'Viver nas ruas do Brasil é melhor do que ficar na minha casa na Venezuela', diz imigrante recém-chegado a Roraima.

Há 20 dias em Roraima, Jorge Alcantra, 29, e Julio Fuentes, 29, trabalham para juntar dinheiro e assim custear a viagem de parentes da Venezuela para o Brasil (Foto: Alan Chaves/G1 RR)

Areeleição de Nicolás Maduro neste domingo (20) gerou insatisfação entre venezuelanos que imigraram para Roraima em razão da crise no país natal. Imigrantes ouvidos pelo G1 relataram falta de perspectiva e desesperança com o cenário político na Venezuela.

As eleições venezuelanas foram marcadas por denúncias de fraude, tentativa de boicote da oposição, abstenção de 54% e falta de reconhecimento por grande parte da comunidade internacional - incluindo o Brasil. Com o resultado do pleito, Maduro deve ficar no poder por mais seis anos.

Há 20 dias no Brasil, Julio Fuentes, de 29 anos, dorme na rua em Boa Vista e trabalha como sucateiro. Ele saiu de El Tigre, no Sul da Venezuela, e chegou ao país de carona e a pé, porque não tinha dinheiro para passagens de ônibus ou táxi. Agora, diz que só pensa em juntar dinheiro para trazer toda a família para o Brasil.

“Com Maduro no poder não temos perspectivas nenhuma. Quero um futuro para minha família e meus filhos. Viver nas ruas do Brasil é melhor do que ficar na minha própria casa lá na Venezuela", relatou Julio Fuentes.

Durante a votação de domingo, imigrantes protestaram em Roraima contra o pleito exigindo direito ao voto. O estado teve um único posto de votação na capital, onde, segundo os imigrantes, só puderam votar aqueles que têm residência fixa no Brasil e se inscreveram no consulado.

Jorge Alcantra, de 29 anos, também ficou insatisfeito com o resultado das eleições. Na Venezuela ele deixou os pais, irmãos e sobrinhos.

“Quero trazer todos meus familiares para o Brasil, mas não agora. Por enquanto eu quero trabalhar e mandar dinheiro pra eles. Sou a única pessoa fora do país que pode ajudá-los. Sou a única esperança”, lamentou.

Há quatro meses em Roraima e vivendo no abrigo público Latife Salomão, Beatriz Millan, de 37 anos, voltou a Venezuela há poucos dias para buscar o namorado. Ela disse que a situação do país é cada vez pior.

"Em 3 meses a situação piorou, as coisas estão mais caras e o salário não dá pra comer. [...] Faltam medicamentos e muitas crianças estão morrendo de fome. Muitos recorrem ao lixo para se alimentar", resumiu Beatriz que vivia em Puerto La Cruz.

Para ela, o resultado da eleição não é confiável e gera um sentimento de descrença.

"Maduro diz que vai fazer uma Venezuela melhor, mas não acreditamos. Estamos desacreditados no governo, desacreditados na eleição e desacreditados que Maduro possa melhorar a Venezuela".

Jorge, Júlio e Beatriz fazem parte do crescente número de venezuelanos que deixam o país pela fronteira com o Brasil por Roraima. A ONU estima que 800 fazem este caminho todos os dias para fugir da crise econômica e política vivida no regime de Maduro.

Foi essa fronteira que ficou fechada para veículos e pedestres de sexta (18) até às 6h desta segunda por ordem presidencial em razão das eleições. A medida fez com que venezeuelanos procurasssem rotas clandestinas para comprar comida e remédios no Brasil.

Só nos últimos três anos, quase 20 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima, primeiro estado após a fronteira. No primeiros dois meses deste ano, quase 3 mil venezuelanos solicitaram refúgio no estado e outros pediram 2,5 mil residência temporária.

Em razão do fluxo crescente de imigrantes em Boa Vista - onde já há 40 mil venezuelanos, segundo a prefeitura - oito abrigos foram abertos na capital. Juntos, eles têm capacidade para 3,1 mil pessoas, mas até a semana passada já tinham 3,4 mil moradores, a maioria recém-chegados da Venezuela.

G1 /PH

Reeileção de Maduro, Rondônia, Política, Eleições 2018

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens