Terça-Feira 23/04/2024 02:34

Com 12 mil leitos, rede hoteleira dos três principais destinos de MS teve ocupação acima de 60%

Estado - Turismo - Observatório de Turismo

Foto: João Prestes 

Boletim do primeiro trimestre deste ano elaborado pelo Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul revela que a taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas dos três principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul ficou em 61,47%.

A Capital lidera o ranking do setor com 6.400 leitos, seguida por Bonito com 3.963 e em terceiro Corumbá com 1.904 leitos. Esses três municípios concentram 52,32% do total de meios de hospedagens e 56% dos leitos de todos os municípios sul-mato-grossenses inscritos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul é um serviço da Fundação de Turismo (Fundtur-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Além do desempenho da hotelaria, o Boletim do Observatório traz outras importantes informações sobre o turismo no Estado, como origem dos turistas, principais destinos, fluxo de desembarque no aeroporto Internacional de Campo Grande, etc.

Leitos & qualidade

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira-MS (ABIH-MS), Marcelo Mesquita, a taxa de ocupação de 61% é razoável. “Ideal é ficar acima de 65%”, disse. Ele acredita que Bonito e Corumbá tenham apresentado desempenho superior a Campo Grande no período pesquisado, devido à característica do turismo nessas cidades. “Campo Grande atrai mais turismo de negócios, que não acontecem na alta temporada. Já em Bonito e Corumbá ocorre o contrário. Entre dezembro e fevereiro e também em julho esses destinos são mais procurados.”

A pesquisa levantou também o total de leitos e estabelecimentos hoteleiros nos 44 municípios inscritos no Cadastur. Juntos, esses municípios dispõem de 21.856 leitos em 237 meios de hospedagens, que podem ser hotéis, apart-hotéis, albergues, pensões, campings e outros tipos de alojamentos. Três Lagoas (1.660 leitos), Dourados (1.352) e Ponta Porã (1.014) são destaques após os três maiores citados acima.

Chama a atenção, também, a classificação dos hotéis do Estado com base em avaliações feitas pelos próprios hóspedes. O Boletim traz a pontuação de dois portais na Internet que oferecem serviços de reservas de hospedagem e depois estimulam seus clientes a dar notas aos hotéis. O Tripadvisor trabalha com pontuação de no máximo 5 estrelas e o Booking.com de até 10 estrelas. No Tripadvisor os hotéis de Mato Grosso do Sul obtiveram 3,44 estrelas, enquanto no Booking.com, 8,19 estrelas.

Marcelo Mesquita afirma que há um grande esforço das empresas em manter produtos atualizados, considerando que a quase totalidade dos hotéis no Estado são independentes, não pertencem a nenhuma rede, que tem um padrão de serviço estabelecido. Ademais, as empresas ainda sofrem o reflexo da crise nacional que inibiu consideravelmente o turismo, observa.

No ramo de turismo de negócios, Mesquita analisa que o Estado tem potencial para receber grandes eventos. No entanto, há gargalos que precisam ser superados, como o aumento no número de leitos, locais para realização de grandes eventos, infraestrutura urbana e logística de transporte. “Temos apenas dois hubs para cá, São Paulo e Brasília, com horários e frequência de vôos limitados”, diz.

Portal MS

Rede de hoteleira, destinos de turismo,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens