Quinta-Feira 25/04/2024 08:32

Na semana de doação de leite, conhecer os benefícios da amamentação ajuda a sensibilizar mulheres

Estado - Saúde - Aleitamento Materno

Foto: Leite materno corretamente armazenado em um Banco de Leite. (Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, juntamente com os Bancos de Leite Humano do Estado, lançou a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Durante toda a semana serão desenvolvidas diversas atividades de promoção ao aleitamento e doação de leite materno.

Para a presidente da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano e coordenadora do Centro de Referência Estadual de Leite Humano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), Elisabete Kamiya, a grande importância da Semana Estadual está na sensibilização feita com as mulheres gestantes e lactantes, público-alvo dessas campanhas.

Para ela, trabalhar desde cedo a importância do aleitamento materno pode formar mulheres doadoras no futuro. “O aleitamento materno é um assunto que pode ser trabalhado em todas as idades. É preciso inserir no conceito da criança que o ideal é amamentar no peito e não dar a mamadeira. Quando se trabalha o aleitamento materno desde cedo, fica mais fácil trabalhar a ideia da doação no futuro”.

O leite materno contém todos os nutrientes, proteínas, açúcares, gordura e vitaminas que o bebê precisa até os seis meses de idade para crescer e se desenvolver com saúde. O leite contém equilíbrio dos nutrientes e ajuda o bebê a manter o peso adequado.

“Já no pré-natal a mulher precisa saber porquê ela deve amamentar. Todo leite em pó, é leite de vaca liofilizado (processo de congelamento). Leite de vaca é leite para o bezerro e leite humano é para o bebê. Salvo, nos casos quando a mãe não pode amamentar. O leite materno garante o bom desenvolvimento da criança, tanto fisiológico, intelectual, tudo. O colostro é uma vacina para a criança, ajudando no sistema imunológico do bebê”, explicou a coordenadora e responsável técnica do Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano, Abigail Marques de Souza.

Segundo Abigail, sabendo da importância do leite materno, a mulher acaba se sensibilizando e se tornando também uma doadora.

Durante o evento na Maternidade Cândido Mariano, foram entregues às doadoras de leite um certificado expedido pela SES atestando a grande a ação voluntária. “Vontade de ajudar, de fazer um pouco por quem está precisando. Tenho consciência da importância do aleitamento materno”, contou a mãe de duas crianças, a doadora do HU, Aline de Souza.

Doação

“Existem sim critérios médicos que avaliam a doadora para garantir a qualidade do leite que será oferecido. O leite deve ser congelado e, além disso, precisa ser colhido em recipientes adequados”, explicou Elisabete.Para doar é preciso se cadastrar antecipadamente em algum dos bancos leite da cidade e tomar alguns cuidados com a higiene pessoal e com a higienização do recipiente onde o leite será colocado.

Muitas vezes sem acesso, mulheres não compreendem a importância do que significa o gesto da doação para milhares de crianças.

Programação

Conforme a programação, além das atividades já realizadas na Maternidade Cândido Mariano de Campo Grande, na Santa Casa e no Hospital Universitário de Dourados, as ações continuam nos próximos dias. O Humap realizará, nesta quinta-feira (24.5), às 8 horas:

  • Encontro do Cordão Vermelho (mãe e bebê);
  • Massagem para mãe e bebê;
  • Roda de Conversa: Dificuldades no aleitamento materno e doação de leite humano.

Ainda na quinta-feira, haverá entrega de certificados para as mamães doadoras no Hospital Regional, onde também será oferecido um café da manhã.

O Hospital Universitário também fará na sexta-feira (25.5), às 8 horas, uma roda de conversa com as funcionárias gestantes e lactantes do Humap. No encontro, serão desenvolvidos exercícios funcionais específicos para gestantes. Haverá também uma palestra com o tema “A importância do Banco de Leite”.

A Semana de Doação de Leite Humano é uma iniciativa destinada à proteção e promoção do aleitamento materno, que visa ainda sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros são alguns dos objetivos da Semana Estadual.

Na solenidade de lançamento ocorrida na semana passada, estiveram presentes a superintendente geral de Atenção à Saúde da SES, médica Mariana Croda; o diretor-presidente da Maternidade Cândido Mariano, médico Cézar Luiz Galhardo; o superintendente do Hospital Universitário, professor Claudio César da Silva; além dos representantes de bancos de leite.Durante toda a Semana ocorrerão atividades alusivas em todos os Bancos de Leite do Estado.

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Em 2015, uma lei instituiu o Dia Nacional de Doação de Leite Humano que passou a ser comemorado, anualmente, em 19 de maio. A lei determinou ainda que a Semana Nacional fosse comemorada, também anualmente.

Inicialmente, o Dia Nacional era comemorado em 1º de outubro conforme o Ministério da Saúde, por meio de uma portaria de 2003, Art. 1º. Com a lei de 2015, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano passou a ser 19 de maio. A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.

Portal MS

Doação de leite, benefícios da amamentação,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens