Quinta-Feira 25/04/2024 17:25

Estacionar em vaga de idoso e deficiente gerou 503 multas no ano passado

Trânsito - Ação Educativa

Ação educativa orientou motoristas na manhã de hoje, no Centro.

Foto: Ação ocupou vagas com cadeiras de rodas no centro da Capital (Álvaro Rezende/Correio do Estado)

Em todo o ano passado, a infração de trânsito de estacionar em vaga prioritária gerou 503 multas. Para tentar acabar com isso, a Prefeitura de Campo Grande realizou a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, onde todas as vagas de estacionamento da Rua 14 de Julho, entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco, foram ocupadas por cadeiras de rodas e as principais frases usadas pelas pessoas que as utilizam de forma equivocada.

Conforme a chefe da divisão de educação para o trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Ivanise Rotta, a campanha é mais do que educativa. “Há mais de uma década se educa. Não há mais o que falar. Todos sabem que é errado estacionar ali não sendo deficiente e não tendo o cadastro. Estamos aqui também para mostrar ao motorista isso e para que ele não reclame ou não vá recorrer a multa alegando ser só um minutinho”, afirmou.

A multa para quem usar indevidamente a vaga privativa de idosos e deficientes é de R$ 293,47 e ainda sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da via pública, estabelecimentos privados como supermercados e shoppings também podem ter clientes multados por parar nas vagas prioritárias.

A ação faz parte do Maio Amarelo, que ao longo deste mês realiza campanhas educativas sobre os cuidados no trânsito para reduzir o número de acidentes e preservar vidas. “Quando criamos a Subsecretaria de Diretos Humanos, visamos isso. Conscientizar e dar um alerta aos mortoristas que sempre ocupam a vaga das pessoas com deficiencia. Todo mundo quer a vaga das pessoas com deficiência, mas ninguém quer sentar na cadeira deles”, disse o prefeito Marcos Trad (PSD) durante o evento.

“Todas as vezes falam que é só um minutinho e a pessoa fica sem o local adequeado pela constituição federal. Uma das coisas que a gente mais ouve falar é que o brasileiro sente mesmo quando mexe no bolso dele. Estamos fazendo campanha educativa. Estamos tentando não multar ninguém, mas se essa for a alternativa, não há o que fazer”, completou o prefeito.

Além da conscientização para que os motoristas não utilizem as vagas especiais, o evento serve também para orientar os deficientes a se cadastrarem na Agetran. “Sem o cartão, não adianta parar na vaga. Se o guarda passar e ver comente o carro sem o cartão, vai multar. Então todos precisam reunir os documentos necessários e ir até a Agetran”, explicou David Marques, coordenador da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Campo Grande existem aproximadamente 200 mil pessoas com deficiência.

Segundo o presidente da Federação dos Deficientes Físicos do Estado, João Faria Alves, praticamente toda semana ocorrem situações de pessoas que não são deficientes e estão usando a vaga reservada. “E não adianta nada falar ou pedir para saírem. Ignoram a gente e a fiscalização não flagra nada”, explicou.

Correio do Estado

Estacionamento, vaga de idoso, idoso e deficiente, multas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens