Terça-Feira 23/04/2024 13:08

Centro de Coleta de latas de alumínio abastece indústria em Paranaíba

Geral - Armazenamento de Latas

Foto: Marcelo Armôa 

Já está em operação o Centro de Coleta da Latas em Campo Grande. São dois galpões com capacidade de armazenagem de mil toneladas de latinhas de alumínio, devidamente higienizadas e prensadas. Além de receber material da Capital e do interior, o centro também irá receber carregamentos provenientes de Goiás e Mato Grosso, servindo de hub logístico para a distribuição da matéria-prima para a primeira fábrica de reciclagem de alumínio de Mato Grosso do Sul, inaugurada há oito meses em Paranaíba, além de outras unidades da indústria, em outros estados.

A unidade da Latasa em funcionamento no município da Costa Leste do Estado recebeu incentivos fiscais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), já está produzindo cerca de dois mil toneladas por mês de lingotes de alumínio, mas tem capacidade instalada para até cinco mil toneladas mensais. Os galpões que foram construídos em Campo Grande têm 1.310 metros quadrados e 1.849 metros quadrados e estão localizados em uma área de 13,9 mil metros quadrados no bairro Nova Campo Grande.

“Uma das contrapartidas pactuadas pela Latasa com o Governo foi a construção desse centro de coleta em Campo Grande. O início das operações desse local é importante, pois é a concretização de mais um dos elos de uma nova cadeia produtiva no Estado. Mato Grosso do Sul já está hoje em uma posição de destaque no cenário nacional, pois conta com um empreendimento fundamental no sistema de logística reversa, capaz de reciclar 100% das latas de alumínio consumidas no Estado. Além disso, a empresa já começou a atuar junto às cooperativas de catadores da Capital, desempenhando também um papel social”, lembra o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Nessa terça-feira (22.5), o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Bastos, a chefe da Unidade de Planejamento de Projetos, Alyne Lessa e Luciano Martins, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) , visitaram as instalações do Centro de Coleta da Latasa em Campo Grande, acompanhados pelo Ceo do grupo, Mário Fernandes, e pelo diretor de Governança Gestão dos Centros de Coleta da empresa, Sérgio Eduardo dos Santos.

De acordo com Mário Fernandes, “o descarte de latinhas de alumínio em Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 450 toneladas por mês, mas nosso centro de coleta em Campo Grande tem capacidade para armazenar mil toneladas. Daí a nossa necessidade de receber o produto de outros estados e regiões, pois somente na nossa fábrica em Paranaíba nossa demanda é muito superior ao que recebemos”, comentou.

Ele lembra que para se obter um  um quilo de alumínio para reciclagem são necessárias 74 latinhas. “O ciclo de reciclagem é de 39 a 40 dias. Isso quer dizer que uma latinha de alumínio comprada em um supermercado retorna à prateleira para consumo em cerca de 40 dias. O alumínio tem um potencial praticamente infinito de reaproveitamento. Hoje, o Brasil é o País que mais recicla latinhas de alumínio em todo o mundo”, finalizou.

Fábrica em Paranaíba

De acordo com a Latasa, a escolha de Paranaíba para a construção da fábrica foi motivada pela localização estratégica do município, próximo a grandes estados consumidores, mas o incentivo do Governo do Estado foi fundamental para a destinação dos R$ 35 milhões investidos na obra.

Na fábrica da Latasa as latas de alumínio passam por um processo de reciclagem e podem voltar a ser alumínio e lingotes, usados pela indústria automobilística. A empresa é responsável pela geração de 100 empregos diretos de mão de obra local, sendo que esses trabalhadores passaram por treinamento oferecido pela própria empresa antes de serem contratados. A estimativa é de que a fábrica gere ainda cerca de 400 empregos indiretos na região. Em Campo Grande, o Centro de Coleta da empresa vai empregar 10 funcionários.

Portal MS

Centro de coleta, latas de alumínio, indústria,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens