Sábado 20/04/2024 03:44

MP faz recomendação ao Executivo para solucionar impasse de atraso salarial de servidores

Geral - Atraso Salarial

Ministério Público encaminhou ofício ao Executivo – Foto: Arquivo/Nova News

Alvo de discussões e recorrente nos últimos meses, o atraso salarial dos servidores públicos de Batayporã passou a ter também a atenção do Ministério Público em um ofício encaminhado ao chefe do Executivo nessa quarta-feira (27).

Segundo as informações a que o Nova News teve acesso, a promotora de justiça, Bianka Machado Arruda Mendes, fez uma recomendação à administração municipal visando dar fim ao impasse.

Elencando vários pontos, o documento destaca inicialmente o reiterado atraso nos vencimentos mensais dos servidores públicos mesmo após ser firmado um acordo judicial para regularizar a folha de pagamento, bem como também reestruturar as finanças do município.

Fixado em quatro meses, a promotora aponta que o prefeito municipal, Jorge Luiz Takahashi(MDB), e o secretário de Finanças, Dilmo Mathias Teixeira, descumpriram as obrigações estipuladas propostas no acordo que, conforme é descrito no ofício, o intuito era a redução de gastos e a administração continuou a realizar despesas não essenciais ao manter contratos com empresas de assessorias e promovendo a Festa do Sereno no município este ano.

Mesmo com o salário atrasado dos servidores, Bianka aponta que o prefeito e o referido secretário não deixaram de receber seus vencimentos.

Setores essenciais afetados

Conforme exposto na recomendação, o município está 21% acima do limite previsto para despesa pessoal. Tal realidade, segundo a promotora, levou as finanças públicas a uma situação preocupante ao limitar o atendimento de necessidades fundamentais da população como saúde, transporte escolar e até o repasse feito ao Lar dos Idosos.

Até a ausência de combustível para as ambulâncias, em razão do não pagamento para as empresas fornecedoras, foi elencado no documento em decorrência da crise enfrentada no município que continua com o único hospital fechado.

‘Folha salarial inchada’

De acordo com a lei de responsabilidade fiscal, o teto máximo com gasto de pessoal é de 54% de sua receita. O Nova News apurou que hoje já ultrapassa 63%, revelando que o inchaço na folha de pagamento seria o grande problema do não pagamento em dia dos salários.

O levantamento realizado junto ao Portal de Transparência revela que a folha com os servidores efetivos, mais os encargos sociais, gira em torno de R$ 1,1 milhão. Mas, quando se junta aos cargos comissionados e de confianças, além de outros contratos temporários, tal montante salta para cerca de R$ 1,8 milhão.

Promotora denuncia que município tem burlado lei

No documento, Bianka também denuncia que foi identificado que o município, para burlar a lei, tem classificado pessoas que são contratadas como autônomas para a execução de serviços a fim de que não seja computado como gasto com pessoal.

Detalhando como deve ocorrer a despesa total com pessoal, a promotora estipula que toda vez que a Prefeitura ultrapassar o limite preconizado terá um prazo de oito meses para se ajustar. Caso a medida não seja acatada, ela aponta que o município poderá ficar proibido de receber transferências voluntárias, obter garantia e contratar operação de crédito.

Município terá 30 dias para se posicionar sobre recomendação

O prefeito e o secretário deverão informar no prazo de 30 dias se irão acatar a recomendação e, em caso de afirmativo, discriminar todas as medidas em execução e que serão adotadas. O descumprimento ensejará na aplicação das medidas administrativas e judiciais cabíveis em caso de omissão e manutenção dos problemas vivenciados no município.

Entre os principais pontos da recomendação, a promotora alerta o prefeito e o secretário para não realizar gastos com despesas não essenciais, não conceder reajuste salarial e não criar novos cargos ou contratar qualquer tipo de serviço.

A promotora ainda recomenda que o município reduza as despesas com cargos e funções de confiança em 50% com a devida exoneração de cargos e rescisão de contratos de assessorias.

 

Nova News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens