Quinta-Feira 25/04/2024 15:28

Sem pagar seguro, mais de 446 mil proprietários estão descobertos em MS

Estado - Trânsito - Falta de Pagamento

Mesmo assim, quantidade de adimplentes é a 2ª maior do País.

Foto: De janeiro a maio, 2.411 indenizações foram pagas por invalidez parcial ou permanente (Gerson Oliveira / Correio do Estado)

Pelo menos 446.689 proprietários de veículos de Mato Grosso do Sul estão descobertos pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat) em 2018. Além disso, a maioria quitou o serviço apenas depois da data de vencimento.

Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) 332/2015 estabelece que o prazo limite para o pagamento deve ser o mesmo da cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), portanto, 31 de janeiro de cada ano.

De acordo com a Seguradora Líder, empresa responsável pela administração do seguro obrigatório, até maio deste ano foram processados 365.187 bilhetes do Seguro Dpvat no Estado. O número não corresponde nem à metade dos licenciamentos computados no ano passado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Em 2017, 793.679 proprietários de veículos pagaram ambas as taxas. Apenas para reboques e semirreboques, o Dpvat não é pré-requisito para licenciamento anual. Em 2018, 346.990 veículos já quitaram as duas taxas.

O número de seguros pagos até maio deste ano é 65% maior do que o divulgado no fim de fevereiro, quando mais de 125 mil proprietários de veículo do Estado haviam regularizado a situação. Portanto, a maioria dos pagamentos foi fora do prazo estabelecido por lei. Mesmo assim, o número de proprietários em dia com o seguro é o maior dos últimos quatro anos e o segundo maior do País, atrás apenas do Ceará. 

Dados da seguradora mostram um aumento de 13,3% de usuários cobertos em relação ao ano passado, quando 316.273 pagaram o benefício. Em 2016, foram 266.998 bilhetes do Dpvat processados, contra 262.454 em 2015. Em 2014, 317.957 proprietários pagaram o seguro no Estado.

A quitação do Dpvat é condição para a obtenção do CRLV, documento de comprovação do licenciamento anual do veículo. De acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka, embora o prazo tenha vencido, o pagamento pode ser feito junto do licenciamento. “Aqueles que pagaram até o fim de janeiro estão custeando apenas o licenciamento”. 

O acerto fora do prazo é feito normalmente, sem a cobrança de nenhuma multa ou qualquer valor adicional. Entretanto, o maior risco está na falta de cobertura do seguro em caso de inadimplência. Sem o pagamento, têm direito ao benefício somente as vítimas envolvidas no acidente, ficando o proprietário do veículo de fora da cobertura. 

Diante das dúvidas quanto ao novo prazo estabelecido para pagamento do Dpvat, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) abriu um canal direto com a Seguradora Líder para sanar reclamações. “Nós temos um acordo com a seguradora para que, em todos os assuntos tratados como negativa de seguro, seja acionado o canal com o Procon estadual”, afirmou o superintendente Marcelo Salomão.

INDENIZAÇÕES

A maior parte das indenizações pagas no Estado é por invalidez. Até maio deste ano, de um total de 3.078, 2.411 foram por este motivo. No mesmo período do ano passado, de 3.037 sinistros pagos, 2.420 foram por invalidez. 

Os motociclistas são os que mais fazem uso do benefício. Até maio deste ano, 2.340 precisaram fazer uso do seguro. No mesmo período de 2017, foram 2.287.

Correio do Estado

Seguros privados, seguro de danos, seguro obrigatório,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens