Sexta-Feira 29/03/2024 01:57

MDB e PSDB farão convenções eleitorais no mesmo dia e a poucos metros

Política - Eleições 2018

Reinaldo, Puccinelli e Odilon, nomes do PSDB, MDB e PDT na disputa pelo governo; tucanos e emedebistas farão encontro no mesmo dia. (Imagem: Campo Grande News)

Dois dos partidos que prometem mobilizar o maior número de filiados em suas convenções partidárias farão os eventos no mesmo dia e horário e em locais separados por algumas centenas de metros. O PSDB já havia confirmado seu encontro para a manhã de 4 de agosto, na sede do Diretório Regional, na avenida Ministro João Arinos, em Campo Grande. O MDB, que havia marcado sua convenção para o dia 21 deste mês, reagendou o compromisso também para o próximo dia 4, a partir das 8h, na Associação Nipo-Brasileira, a poucas quadras da sede tucana.

A rigor, grandes partidos no Estado têm por hábito marcar suas convenções para a reta final do prazo dado pela Justiça Eleitoral –que, neste ano, será em 5 de agosto–, estendendo ao extremo o tempo para tentarem costurar alianças. O MDB havia anunciado a convenção para 21 de julho, data também escolhida pelo PDT (outro partido a articular candidatura ao governo do Estado, trabalhando o nome do juiz aposentado Odilon de Oliveira), mas anunciou nesta semana o adiamento do encontro.

Oficialmente, os emedebistas afirmam que o encontro foi remarcado a pedido da bancada estadual do partido, de forma a fazer o encontro junto com todas as siglas que devem participar da coligação –até o momento, apenas o PTC confirmou a aliança, embora o MDB reforce conversar com outras agremiações em torno da candidatura de André Puccinelli.

As negociações são mantidas em sigilo, praxe de outras legendas a fim de evitar assédios que possam desestabilizar os acordos já fechados.

Outro fator apontado pelo MDB para remarcar o encontro é aguardar a realização da convenção nacional do partido, que acontece no dia 2 e deve homologar o candidato do partido à Presidência da República. O Diretório Regional fechou acordo para apoiar a indicação de Henrique Meirelles.

Depois da convenção, quando também serão confirmados os candidatos a vice-governador, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, Puccinelli afirma que terá início “a campanha franca” do MDB.

O PSDB confirmou a manutenção de sua convenção para a data anteriormente marcada, na qual confirmará a candidatura à reeleição de Reinaldo Azambuja. No encontro, também espera apresentar aliados –já sendo confirmados entendimentos com o Solidariedade e, no ambiente político, dá-se como avançadas as conversas com o PTB.

Corrida por aliados – A realização das convenções nos últimos dias expõem o interesse dos partidos em negociar, até o último instante, a construção de alianças. Nas eleiçõesanteriores para a Prefeitura da Capital e o governo do Estado, movimentos formalizando acordos a poucas horas das convenções não foram incomuns.

Neste momento, os debates envolvem partidos que garantem maior tempo de exposição na propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, definida a partir do tamanho das bancadas eleitas pelos partidos nas eleições de 2014. Embora os números não tenham sido oficializados, projeções confirmam que PT (que fará sua convenção em 28 de junho, confirmando a candidatura do ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, ao Executivo estadual), MDB e PSDB terão os maiores tempos de propaganda.

Na sequência, as estimativas colocam, entre os partidos que não teriam intenção de concorrer ao governo estadual neste momento, Progressistas, PSD, PSB, PR, PTB, DEM e PRB como aqueles com o maior tempo de propaganda partidária no rádio e TV. Enquanto o presidente regional do primeiro, Alcides Bernal, confirmou ao Campo Grande News manter conversas apenas com os tucanos, os demais estariam negociando com os demais.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens