Quinta-Feira 18/04/2024 15:09

Até com versão míni, sinalização de trânsito falha traz perigo em bairros

Trânsito - Sinalização Falha

No bueiro, placa sinaliza para ninguém no bairro Maria Aparecida Pedrossian. (Foto: Saul Schramm)

Enquanto uma placa de Pare, dentro de um bueiro, sinaliza para ninguém no bairro Maria Aparecida Pedrossian, um cruzamento sem nenhuma sinalização leva perigo na Vila Bandeirantes, em Campo Grande.

A placa que ordena a parada obrigatória, essencial para organizar o trânsito nos bairros, também pode ser encontrada de cabeça para baixo ou na versão míni, bem abaixo da altura regulamentar de 2 metros a 2,5 metros.

No cruzamento da avenida Orlando Daros com a rua João Francisco Damasceno,no bairro Maria Aparecida Pedrossian, a conversão à direita é livre, mas uma placa de Pare no bueiro sinaliza para o vazio.

Na Vila Bandeirantes, a confluência da avenida Marechal Floriano e Vicente Solari, é uma incógnita. A sinalização horizontal se apagou e não há placas. Com o agravante de ser um ponto de mudança de preferencial da avenida.

“Os acidentes são frequentes na esquina. Vi de um carro com motocicleta”, afirma José Luiz Martins, 48 anos. Enquanto a reportagem estava no local, um condutor até bateu palmas, na expectativa de que a divulgação do problema possa, enfim, trazer a sinalização correta para o cruzamento.

Uma quadra antes, onde a Marechal Floriano cruza com a Cyriaco Maymone, a sinalização horizontal se resume a um E, única letra do Pare a resistir no asfalto.

Na Vila Piratininga, na esquina da Anhanguera com Voluntários da Pátria, só sobrou o poste da sinalização vertical, oculto em meio à copa de árvore. “As pessoas arrancam e jogam fora. Os carros batem”, conta Dorgival dos Santos Filho, 32 anos, sobre a saga da placas no bairro.

Perto dali, na rua Estevão Alves Ribeiro, um mesmo cruzamento tem placa de ponta-cabeça numa esquina, enquanto na outra, resta apenas um poste. “A placa já estava solta e aí levaram”, diz Neuzeli Nascimento de Freitas, 47 anos.

Sem uma das placas, a dúvida sobre a diferencial resulta em freadas bruscas. Também na Piratininga, enquanto há poste sem placa, tem placa com um poste bem abaixo da altura regulamentar.  A versão míni da placa fica na rua Estevão Alves Ribeiro, esquina com a 9 de Julho. 

Na implantação da sinalização de trânsito, deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais. Portanto, a sinalização precisa ser vista à distância para ser lida em tempo hábil.

Já os suportes devem ser fixados com condições de manter, rigidamente, as placas em sua posição permanente e apropriada, evitando que sejam giradas ou deslocadas. A borda inferior da placa deve ficar a uma altura livre entre 2 metros e 2,5 metros em relação ao solo.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens