Quinta-Feira 18/04/2024 09:18

Uber critica novo decreto e afirma que modelo de regulamentação é antiquado

Geral - Críticas

Novas regras foram publicadas em Diário Oficial na quarta-feira (18) (Arquivo/Campo Grande News)

A Uber, empresa norte-americana de tecnologia e mobilidade urbana, afirmou que o novo decreto que regulamenta as atividades de motoristas de aplicativos em Campo Grande é baseado em “modelos obsoletos de regulamentação e burocratiza o acesso à tecnologia”.

O documento prevê que os condutores terão que participar de curso de formação, e os veículos devem ter a placa de Campo Grande. Não há limites de licença para o serviço. O curso deve custar R$ 23,70, segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD). As operadoras e os motoristas têm, a partir de agora, até 14 de novembro de 2018 para se adequarem às novas regras.

“O decreto estabelecido na cidade reproduz o primeiro decreto da cidade de São Paulo, desconsiderando as modificações posteriores e as mais de 20 regulações positivas em todo País, como Vitória (ES), São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Mais do que tornar o sistema ineficiente, esses pontos ignoram e contrariam tanto decisões judiciais (uma liminar concedida, e posteriormente mantida pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, por exemplo, suspendeu diversas restrições do Decreto Municipal 13.157/2017 de Campo Grande)”, afirmou a empresa.

Para a Uber, a lei federal 3.640/ 2018, que regulamentou os aplicativos de mobilidade, apresenta diversos pontos que prejudicam a atividade dos aplicativos de mobilidade. A empresa afirma que restringir as placas dos veículos, que agora deverão ser apenas de Campo Grande, “impede que mais pessoas possam gerar renda, como contribui para aumentar ainda mais o congestionamento em áreas vicinais e desintegrar a mobilidade de regiões conurbadas”.

A Uber também critica a autorização para que os motoristas operem, que segundo afirma, foi retirada da lei federal. A Uber critica a “burocracia excessiva para motoristas”.

“Para autorizar a prestação do serviço, o decreto exige que os motoristas façam um curso, em instituição aprovado pelo Poder Público, estabelecendo barreiras para quem precisa gerar renda com a plataforma. A própria Uber já tem mecanismos mais modernos para aprimorar a qualidade do serviço de novos motoristas parceiros, como o game Desafio Cinco Estrelas, lançado recentemente em todo País. Além disso, o decreto determina que os motoristas mantenham cadastro imobiliário em Campo Grande, o que acarretaria no pagamento de novas taxas e impostos a quem justamente está buscando uma nova fonte de renda”, afirma.

O novo documento ainda exige repasse de informação em tempo real por parte da OTTs (Operadoras de Tecnologia de Transporte) à administração municipal. Conforme o decreto, deverá ser criado um SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e as operadoras devem ter sede em Campo Grande. As viagens divididas não podem ultrapassar o número de quatro pessoas.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens