Quarta-Feira 24/04/2024 00:44

Dia da Mulher Negra: apenas 3,29% comandam prefeituras brasileiras

Brasil - Social - Mulher Negra Latina e Caribenha

Foto: Divulgação 

Hoje, 25 de julho, é o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. A data marca o primeiro encontro realizado por elas em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992. Naquele mesmo ano, o dia foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para fortalecer essa data tão importante e aprofundar a temática da participação das mulheres na política local brasileira, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2017, realizou uma análise detalhada de dados sobre raça/etnia e gênero em cargos dos poderes Executivos e Legislativos municipais de todas as regiões do país.

Para as integrantes dos MMM, a participação de mulheres negras na política nacional e subnacional ainda é extremamente reduzida, assim como a de indígenas. Sobre essas mulheres, incide uma dupla discriminação, a racista e a sexista. Elas também têm menor acesso a recursos partidários, e enfrentam ainda mais dificuldades do que as brancas para se elegerem.

“A pesquisa realizada pelo MMM tem por objetivo provocar uma reflexão da subrepresentatividade das lideranças femininas na política local e, que essa sub-representação se torna ainda mais evidente quando se realiza uma análise interseccional em que são avaliadas as variáveis raça e gênero, dado que o Brasil é um país majoritariamente composto por negros, pardos e mulheres, mas que não se reflete nos cargos da política municipal. Com esse cenário, o Movimento Mulheres Municipalistas reforça o desafio de fortalecer a inserção das mulheres nos espaços de poder e processos de governabilidade", destaca a fundadora do MMM, Tânia Ziulkoski.

Liderança feminina

A filtragem de dados referentes a mulheres prefeitas por etnia/raça mostra um quadro preocupante. Nas eleições municipais de 2016, foram eleitas 649 prefeitas (11,6% do total de eleitos), em um universo de 5.568 Municípios. Desse total de mulheres eleitas para o principal cargo do poder local, 28,3% se autodeclararam como negras (pretas e pardas), 70,7% como brancas, 0,1% como indígena e 0,7% como amarela. Em relação ao total de eleitos (homens e mulheres), esse percentual de prefeitas negras no poder cai para 3,29%.

Em números absolutos, das 649 prefeitas eleitas, 10 são pretas, 174 são pardas, 05 são amarelas, 459 são brancas e apenas 01 é indígena. A única prefeita indígena do país foi eleita no Município de Marcação, na Paraíba, com 51,2% dos votos.

“O histórico de participação de mulheres brasileiras na política, principalmente das negras, não é exemplar e está longe dos patamares mínimos de equidade. Por isso, temos não só o dever de apoiá-las, como também buscar caminhos para que elas ocupem os espaços de representação política”, defende o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Legislativo municipal

Dentre as vereadoras atualmente no poder, 36,7% são negras (32,5% autodeclaradas como pardas e 4,21% como pretas). As brancas representam 62,4%, as amarelas 0,4% e as indígenas 0,2%. Repara-se aqui que predomina uma maior diversidade entre as vereadoras do que entre as prefeitas. O percentual de mulheres negras como vereadoras é 8,4% maior em relação às prefeitas. As indígenas também se destacam um pouco mais como vereadoras do que como prefeitas. Atualmente existem 22 índias atuando em Câmaras Municipais pelo país.

Perfil brasileiro

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – Censo 2010), um panorama geral, incluindo homens e mulheres, mostra que 7,6% da população brasileira se considera preta e 43,1% se considera parda, somando 50,7% do total. Nas eleições municipais de 2016, foram eleitos 63.229 candidatos aos cargos de prefeito(a) e vereador(a). Desse total, 36,18% informaram ser pardos, e 4,73% pretos. Apenas 0,27% declararam, no pedido de registro de candidatura, ser indígenas. No que se refere apenas ao cargo de prefeito(a), 29% atualmente são pretos e pardos, sendo 1,6% autodeclarados como pretos e 27,4% como pardos.

Portal CNM

Eventos, Primeiro Encontro Realizado, Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens