Terça-Feira 16/04/2024 16:36

Sem trégua da estiagem, fogo no mato 'inferniza

Ações Ambientais - Incêndio

Do dia 1º de até está quarta-feira já foram registrados 2712 incêndios em vegetação em Mato Grosso do Sul
Geisy Garnes e Mirian Machado

Incêndio aconteceu na manhã desta quarta-feira (Foto: Mirian Machado)

Incêndio ao lado de uma reserva ambiental, no cruzamento entre as ruas San Marino Park e Gardênia, no bairro Cidade Jardim, nos altos da avenida Afonso Pena, incomodou a vizinhança e piorou ainda mais a qualidade do ar, em meio a uma estiagem que já chega a 49 dias em Campo Grande.  O fogo começou em um terreno baldio e logo se espalhou pela região. Segundo os bombeiros, todo dia são pelo menos 6 casos do tipo. De janeiro até agora, já são 1431 casos de incêndio em vegetação na Capital.

O zootecnista Willian Filipe Barros, de 28 anos, contou à equipe de reportagem que saia da casa da tia, que fica em frente ao terreno, quando percebeu o incêndio. “Vi uma paca e cotias correndo do fogo, aí liguei para o Corpo de Bombeiros”, comentou. As chamas se espalharam rapidamente pelo matagal, deixando o entorno coberto por uma nuvem de fumaça.

“Nossa preocupação era o fogo se espalhar pela área de preservação, que fica bem ao lado do terreno”, reforçou o zootecnista. Os militares estiveram no local e conseguiram combater as chamas.

Acostumado a visitar a tia, Barros relatou que antes do incêndio, o terreno baldio era dominado pelo mato alto e chegava a ser usado como “lixão” pelos moradores, trazendo escorpiões para a região. Mas, se antes do fogo o problema era a sujeira, com o incêndio trouxe fuligem, o cheiro forte da fumaça e os problemas respiratórios.

Depois que o militares deixaram o local, novos focos de incêndio voltaram a aparecer. “Ligamos de novo para o 193”, reforçou Willian.

Segundo informações da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, do dia 1º de até está quarta-feira, dia 1º de agosto, já foram registrados 2712 incêndios em vegetação em Mato Grosso do Sul, desses 1431 deles aconteceram em Campo Grande. No mesmo período do ano passado foram registrados 2208 atendimentos no Estado.

Ainda conforme os bombeiros, na Capital, pelo menos 90% dos casos acontecem em terrenos baldios provocados pela própria população, que ateiam fogo na intenção de limpar as áreas abandonadas, ou até queimar amontoados de lixo.

Um dos casos aconteceu no dia 18 deste mês, quando uma grande área do Bairro Chácara Cachoeira, localizada entre os hospital Santa Maria e Proncor, foi completamente consumida pelo fogo. O fogo era visto de longe e o combate às chamas chegou a envolver a brigada de incêndio de uma das unidades.

Durante o período de estiagem, as equipes operacionais da cidade receberam o reforço das GCIFs (Guarnições de Combate a Incêndio Florestal). São três equipes, compostas por militares do setor administrativo, que concorrem a escala-extra e permanecem alerta para auxiliar o combate a incêndios em terrenos.

Conforme a assessoria, a orientação é para que os moradores liguem imediatamente para o Corpo de Bombeiros e não tentem combater as chamas por conta própria. A limpeza de terrenos em áreas urbanas com a utilização de fogo é enquadrada como crime ambiental e cabe prisão.

Campo Grande News/JM

Campo Grande/MS, Ações Ambientais, Incêndio, Reserva Ambiental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens