Sexta-Feira 19/04/2024 02:07

Sindicato diz que aumento no teto de financiamento estimula habitação

Estado - Negócios - Estímulo

Foto: Divulgação/ Campo Grande News

Além de beneficiar a população, as medidas do Governo Federal para facilitar o financiamento de imóveis a partir de 2019 devem ajudar a alavancar o setor em Mato Grosso do Sul, que depois de sofrer com os efeitos da crise teve crescimentos abaixo do esperado.

Trabalhadores poderão obter crédito para a compra de casas, apartamentos ou terrenos de até R$ 1,5 milhão pelo Sistema Brasileiro de Habitação, que permite o uso do FGTS e poupança. A mudança vale a partir de janeiro e até lá, segue em vigor o limite antigo de R$ 800 mil.

Marcos Augusto Netto, presidente do Secovi (Sindicato da Construção Civil do Estado), afirma que a medida atinge principalmente a classe média, já que imóveis mais baratos já contam com o sistema de subsídios do Minha Casa, Minha Vida.

“Isso é positivo porque acaba atingindo uma faixa que não contava com financiamentos”, explica. A mudança, segundo ele, foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional dentro de um pacote de medidas que inclui um bônus para os bancos que concederem créditos para essa categoria, já que as instituições normalmente não têm interesse em empregar seus recursos com ela.

Para Marcos Augusto, é muito importante que o setor imobiliário seja facilitado, “porque ele que faz fluir todo o mercado de imóveis no Brasil, onde ninguém compra a vista. Se você tem dificuldades em obter o financiamento, automaticamente vai ter dificuldades para construir, tudo trava. Essas medidas permitem um maior acesso ao crédito e reflete positivamente no mercado”.

O mercado em Mato Grosso do Sul ainda não se recuperou da crise, conforme o presidente do Secovi. A recessão trouxe números negativos entre 2014 a 2016. Ano passado, houve um crescimento de 1% em relação ao PIB (Produto Interno Bruto).

“Para esse ano, estávamos com previsão de crescimento de 3,5% em relação ao PIB, mas hoje o governo está falando em 1,5%. Não é bom, mas é melhor que andar para trás”, analisa Marcos Augusto.

No país, segundo ele, a queda no setor foi de 5%. “Até agora ainda não houve recuperação. A preocupação do governo foi estimular a construção civil para que volte a ser o carro chefe da economia como sempre foi, gerando emprego e renda”, conclui.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens