Terça-Feira 16/04/2024 18:13

Pai adotivo de menina levada pela mãe biológica fala sobre luta pelo direito de criá-la

Brasil - Comportamento - Dia Especial

'Nós não vamos desistir da Maiza' - A menina ficou 36 dias desaparecida e foi encontrada no início de agosto. Os pais adotivos tem a guarda definitiva desde outubro do ano passado. A mãe é considerada foragida.

Maiza e a mãe biológica no dia 30 de junho, data em que a menina foi levada, em Bela Vista (MS) (Foto: Facebook / Reprodução)


 

João seria tio de Maiza, a esposa dele, Jane, é irmã do pai biológico. O casal não conhecia a menina até quando ela tinha 2 anos. Na ocasião, os pais biológicos de Maiza vieram de Rondonópolis, MT, e trouxeram a menina.

O pai adotivo, João Carvalho, disse que ouviu deles algo que mudaria a vida da família:

'Após o fim do casamento, eles disseram que não queriam criar a Maiza, cada um tinha seus planos. O pai queria viver a vida de solteiro dele e a mãe queria ir embora para Portugal. Aí eles perguntaram 'Vocês querem ficar com ela?' e nós aceitamos", conta.

Eles então levaram a menina para casa em Bela Vista, MS, e tudo mudou. Com os filhos já "criados", eles começaram a providenciar a estrutura necessária para cuidar de uma criança.

João conta que Maiza chegou bem diferente: "Ela veio pra gente em condições lastimáveis, físicas e psicológicas. Tivemos que arrumar acompanhamento psicológico imediatamente, colocamos ela na e escola e cercamos ela de amor. Foi assim que a Maiza se tornou uma criança doce, sorridente e feliz" relata.

O desaparecimento de Maiza

Mas a vida da família mudou completamente no dia 30 de junho deste ano. A família adotiva detém a guarda definitiva da menina desde outubro. A mãe biológica entrou na justiça pedindo a revogação da decisão, o que não foi concedido, então ela entrou na justiça com um pedido para visitar a filha. Com a concessão desse direito, foi agendada a primeira visita.

Na data marcada, a mãe biológica, Gleici, veio de Rondonópolis acompanhada da advogada e buscou a menina na casa da família: "Ela estava toda sorridente, nós nunca escondemos nada da Maiza, ela viu a mãe poucas vezes nos 4 anos que mora com a gente, estava contente pelo passeio" conta João.

Mas no dia seguinte, quando chegou 18h e a menina não foi devolvida, a família começou uma busca que só terminaria 36 dias depois: "Procuramos por ela na cidade e quando ligamos para a advogada, ela disse que já estava em Rondonópolis e que se a mãe não tinha devolvido a minha filha, o problema era meu. A Gleici tinha fugido com ela" relembra.

"Foram dias de profundo desespero"

Quando a menina sumiu, começou um período que os pais chamam de "via crucis":

"Eu e Jane, andamos por vários caminhos onde havia indícios de seu paradeiro. Rodamos quilômetros e mais quilômetros, discutimos com pessoas, ficamos frustrados em alguns momentos, mas não desistimos".

 

"Choramos muito, mas seguimos e continuamos cobrando a quem era de obrigação nos dar uma resposta. Sofremos sem jamais desistir e conseguimos a vitória. Saimos fortalecidos na fé e na união com pessoas que não conheciamos e que não mediram esforços em nos ajudar. Nós não desistimos e não vamos desistir da Maíza", relata.

 

Maiza foi encontrada no dia 04 de agosto em um assentamento em Guaritinga, MT. Após várias buscas na região, a polícia civil da cidade junto com a investigadora Maria Campos resgataram a menina, mas a mãe, é considerada foragida.

A menina reencontrou a família no dia 06 de agosto, em Campo Grande. No retorno a Bela Vista, família, amigos e coleguinhas esperavam por ela. No caminho, a família perguntou sobre a experiência e a menina disse "não ter gostado dessa aventura".

Paterninade por escolha

Para o pai adotivo de Maiza, a decisão de assumir a menina e prepará-la para a vida foi um reflexo do que aprendeu em casa: "Fui criado por um pai e uma mãe maravilhosos que na simplicidade deles, sempre nos orientaram, os 10 filhos, para o bom caminho. Meu pai me ensinou que temos o dever de receber muito bem a quem nos procura".

João e Jane tem outros 3 filhos. Quando Maiza chegou, foi esse o ambiente que encontrou em casa: "Conversamos em familia, eu, Jane e meus filhos e decidimos oferecer a ela o que mais precisava, além de conforto material, muitos cuidados afetivos, amor e carinho" conta.

O compromisso de assumir a criação de Maiza é o que chama de paterninade por escolha:

"Assumimos o compromisso de cuidar dela e dar o melhor de nós para ela. Foi uma escolha. Tudo isso nos levou a não medir esforços na busca de Maiza, sabíamos que ela estava precisando de nossos cuidados. É bom demais estarmos juntos de novo", relta, emocionado.

Perguntado sobre o pai de Maiza, João é enfático:

"Eu sou o pai da Maiza. A vida lhe reservou uma origem física, mas com todo o respeito que dedico ao genitor dela, permito-me evocar esse título de pai, não me vejo diferente disso e quando a olho em nada a diferencio dos outros meus filhos. Amo-os da mesma forma e intensidade. Me dedico totalmente a eles e assim há de ser sempre".

"Não desistir de procurar o amor"

O dia dos pais na casa de João será de alegria e paz: "Como de costume, nos reuniremos com alguns irmãos, parentes e amigos e, claro, teremos um motivo muito maior que é a vitória da Maiza estar de volta ao lar que Deus a colocou, que é o nosso. Para nós é muito especial ter essa Graciosidade de volta e estarmos novamente juntos".

"Aprendi na vida que é muito difícil dizer a alguém o que sentimos quando não passamos por certa situação. Aprendi também a aprender com a experiência dos outros. Felizmente hoje posso dividir um pouco do que aprendi com quem precisa, de que sempre podemos suprir a carência de alguém que esteja precisando de amor. Quem não encontrar esse amor na família que tem, pode encontrar em algum lugar. Basta não desistir de procurar o amor".


 

G1/MS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens