Sexta-Feira 19/04/2024 21:49

Lei estadual prioriza participação de mulheres em programas habitacionais

Brasil - Ação Legislativa - Projeto de Lei

Foto: Divulgação 

Com o objetivo de promover o atendimento diferenciado à mulher chefe de família, à mulher idosa e à mulher com deficiência nos programas habitacionais de interesse social do Estado de Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB-MT) elaborou o Projeto de Lei 80/2017, convertido recentemente na Lei estadual 10.745/2018.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a norma pretende priorizar o atendimento ao perfil específico de mulheres nas ações de habitação popular, implementados ou financiados, pelo Estado. Os programas são destinados à população com renda familiar entre zero e três salários mínimos, em conformidade ao Estatuto do Idoso.

Além da atenção ao público feminino na obtenção dos benefícios, a nova lei também busca inserir a mulher no mercado de trabalho durante a execução dos empreendimentos de habitação social provenientes de recursos públicos por meio dos sistemas de autoconstrução e mutirão.

Segundo o texto, caberá ao Poder Público adotar medidas para a capacitação de mão de obra feminina, a inserção da mulher no processo de autogestão e organização comunitária, bem como nos processos produtivos das unidades habitacionais.

MMM e ODS
Para a CNM, que, por meio do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), apoia iniciativas de inclusão, a legislação estadual é positiva por assegurar o acesso das mulheres chefes de família a programas habitacionais e integrá-las aos processos de autogestão, desenvolvimento local e trabalho social.

A entidade ressalta que Estados e Municípios têm inovado em suas legislações para fortalecer a pauta de gênero nas políticas públicas. Na área de habitação e planejamento urbano, por exemplo, existem inúmeras ações em andamento. Alguns planos diretores já preveem mecanismos de participação das mulheres nas decisões referentes a planejamento e gestão urbana. Os projetos habitacionais passam a se integrar, portanto, aos serviços urbanos e às redes de oportunidades.

Propostas como a do Estado do MT visam a reduzir a vulnerabilidade das mulheres nas questões de mobilidade, acessibilidade e segurança pública, que atingem a todos, mas de modo mais frequente e drástico as mulheres. O aprimoramento da legislação fortalece a promoção de moradias e espaços públicos mais acolhedores, inclusivos e seguros, de modo a integrar ações locais aos princípios e objetivos das agendas de desenvolvimento sustentável, como a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, os ODS 5 e 11.

Para saber mais sobre iniciativas de Planejamento Urbano vinculadas às Agendas globais acesse aqui.

Para saber mais sobre a questão de gênero acesse aqui.

Portal CNM

Ação Legislativa, Projeto de Lei, Programas Habitacionais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens